Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Moreira Rato e José Honório acompanham Vítor Bento na administração do Novo Banco. Paulo Mota Pinto fica de fora (act)

O Conselho de Administração do Novo Banco será composto por seis elementos, mantendo-se Vítor Bento como presidente e José Honório como vice-presidente. O deputado do PSD, que iria ocupar o cargo de "chairman" do BES, fica de fora.

Sara Matos/Negócios
04 de Agosto de 2014 às 14:36
  • 7
  • ...

O Banco de Portugal revelou esta segunda-feira, 4 de Agosto, qual é a composição da administração do Novo Banco, que resulta da separação em duas entidades.

 

Vítor Bento foi designado presidente do Conselho de Administração do Novo Banco, que mantém uma gestão semelhante à do Banco Espírito Santo antes do resgate.

 

Assim, José Honório é o vice-presidente do Novo Banco e Moreira Rato também integra a administração. No comunicado do Banco de Portugal não é referido que cargo vai ocupar o antigo presidente do IGCP, mas Moreira Rato deve permanecer como administrador financeiro.

 

Os restantes três elementos que vão compor a administração do Novo Banco transitam do antigo BES. João Freixa e Jorge Carvalho Martins já eram administradores da anterior gestão do BES e faziam parte da nova equipa de Vítor Bento.

 

A única entrada é João Maria de Magalhães Barros de Mello Franco, que estava no BES Açores e entrou no banco há mais de 10 anos. Este gestor, que trabalhou na McKinsey, liderou o departamento de marketing para o retalho e o "private banking" do BES.

 

Mota Pinto de fora

 

De fora da administração do Novo Banco fica Paulo Mota Pinto. Estava previsto que o deputado do PSD assumisse o cargo de "chairman" do Conselho de Administração do BES, algo que nunca chegou a acontecer pois a assembleia geral do BES nunca teve lugar.

 

Devido ao resgate, Mota Pinto deixa assim de integrar a nova equipa que vai liderar o Novo Banco, instituição que agrupa os activos de qualidade do BES.

 

O Banco de Portugal designou também a Comissão de Fiscalização do Novo Banco, que será presidida por José Manuel de Oliveira Vitorino, integrando ainda José António Noivo Alves da Fonseca e José Francisco Claro.

 

Vítor Bento emitiu ontem um comunicado, onde afirmou que o resgate torna a nova instituição "mais forte" e mais "segura."

 

"Para os nossos clientes e colaboradores apenas uma coisa mudou - o seu Banco está agora mais forte e seguro do que antes", afirma Vítor Bento numa mensagem em que diz ter tido o "prazer de ter sido nomeado para liderar o Novo Banco".

 

(notícia actualizada para dar conta que Mota Pinto não integra a gestão do Novo Banco)

Ver comentários
Saber mais Banco de Portugal Novo Banco Vítor Bento presidente do Conselho de Administração do Novo Banco Banco Espírito Santo José Honório Moreira Rato João Freixa Jorge Carvalho Martins João Maria de Magalhães Barros de Mello Franco McKinsey
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio