Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Montepio recusou dar dados para avaliação pedida pela Santa Casa

Segundo o jornal Público, o Haitong, banco contratado pela Santa Casa para avaliar a entrada na Caixa Económica Montepio Geral, pediu informação adicional. A Associação Mutualista, dona do banco, recusou.

Bruno Simão
17 de Janeiro de 2018 às 09:45
  • ...

A Associação Mutualista Montepio Geral não disponibilizou parte da informação pedida pelo Haitong Bank para uma análise aprofundada à Caixa Económica Montepio Geral.

A notícia faz capa esta quarta-feira, 17 de Janeiro, no jornal Público. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) tinha mandatado o Haitong para esse pedido de dados adicionais junto da associação dona do banco Montepio, fazendo depois a análise de futuros riscos no negócio.


É citada uma reunião realizada a 21 de Dezembro na SCML, onde estiveram também presentes o gabinete de advogados desta instituição e representantes da Associação Mutualista.


A Associação Mutualista Montepio Geral, liderada por Tomás Correia, terá informado que não podia divulgar esses dados porque as contas de 2017 do seu banco ainda não estavam fechadas e porque a actual gestão de Félix Morgado está de saída.


Além disso, a dona do Montepio Geral considerava que a compra de uma posição minoritária, até 10%, não exige uma análise prévio aos riscos do negócio.


O provedor da SCML já veio confirmar que o investimento será entre 150 e 200 milhões de euros, não excedendo os 10% de capital. Para decidir se avança mesmo no negócio, a instituição encomendou também uma auditoria à Baker Tilly, de modo a perceber o impacto desta decisão nas suas contas.


Na mesma notícia, o Público recorda que Nuno Mota Pinto vai substituir Félix Morgado na liderança do banco e aponta Francisco Fonseca da Silva como "chairman".

Ver comentários
Saber mais Associação Mutualista Montepio Geral Santa Casa SCML Haitong Bank Caixa Económica Montepio Geral Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Tomás Correia Félix Morgado economia negócios e finanças negócios (geral) economia (geral)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio