Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Santander aumenta lucros em 32% no primeiro trimestre

O crescimento global do grupo Santander foi sustentado pelo desempenho nos seus três grandes mercados: Espanha, Reino Unido e Brasil. Portugal foi o mercado onde o banco mais cresceu.

28 de Abril de 2015 às 09:08
  • 3
  • ...

O banco Santander aumentou os lucros em 32% durante o primeiro trimestre para os 1.717 milhões de euros face ao período homólogo. Este crescimento foi sustentado pelo desempenho nos três grandes mercados do banco: Espanha, Reino Unido e Brasil.

 

Destaque para o crédito que aumentou 14% face a período homólogo, crescendo assim 100.000 milhões de euros para um total de 813.260 milhões. Já os depósitos e os fundos de investimento registaram um crescimento de 14% para 780.020 milhões.

 

O banco fechou o trimestre com a margem financeira (diferença entre juros pagos em depósitos e juros recebidos em crédito) a crescer 15% para 8.038 milhões de euros.

 

Os resultados foram divulgados esta terça-feira, 28 de Abril, em comunicado enviado à CMVM.

 

"O forte aumento do crédito reflecte o compromisso do banco com os nossos clientes. Em Janeiro, quando aumentámos capital, dissemos que queriamos aproveitar a oportunidade de crescimento orgânico que previamos nos nossos principais mercados", disse em comunicado a presidente executiva do banco, Ana Botín.

 

O aumento das receitas em 13% permitiu melhorar o rácio de eficiência em quase um ponto para os 47% o que "coloca o Banco Santander entre as entidades mais eficientes do mundo".

 

Em Portugal, o resultado do Santander Totta aumentou 58% para 56 milhões de euros face a período homólogo. Portugal foi assim o mercado onde o Santander registou o seu maior crescimento entre os 10 mercados onde actua.

 

O crédito concedido pelo Santander aumentou em todos os mercados, à excepção de Portugal. O crédito em Portugal recuou assim 4% face ao primeiro trimestre do ano passado para 24 milhões de euros. 


Já os depósitos aumentaram 6% para um total de 25 milhões, enquanto o produto bancário subiu 4% para 238 milhões de euros.

 

O Brasil é o maior mercado do banco espanhol e foi onde registou o maior resultado: 516 milhões de euros, mais 41% face ao mesmo período de 2014. No Reino Unido, o resultado aumentou em 14% para 477 milhões de euros, enquanto em Espanha cresceu 42% para 357 milhões.

 

Apesar de ter registado o maior crescimento, o mercado português corresponde somente a 2% do resultado global do Santander. Na liderança surge o Brasil (21%), seguido do Reino Unido (20%), Espanha (15%), Estados Unidos (10%), México (7%), Chile (5%), Polónia (4%), Argentina (3%). A divisão Santander Consumer Finance é responsável por 10% do resultado do banco.

 

O banco Santander segue a ganhar 0,99% para 6,837 euros na bolsa de Madrid esta terça-feira.

Ver comentários
Saber mais Santander Espanha Ana Botín Banco Santander Portugal Santander Totta macroeconomia mercado financeiro serviços financeiros banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio