Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Impugnar revogação da garantia estatal de Angola ao BESA é uma hipótese para o BES

A relação do BES com o BESA está envolvida em "incidências bastante complexas", pelo que ainda não há uma decisão sobre o que se irá fazer relativamente ao fim da garantia estatal angolana.

Miguel Baltazar/Negócios
05 de Fevereiro de 2015 às 18:05
  • 3
  • ...

O presidente do Banco Espírito Santo, actualmente um banco com activos e passivos tóxicos daquela instituição financeira, considera que vir a impugnar a revogação da garantia estatal ao BES Angola é uma possibilidade em cima da mesa.

 

Sublinhando que nada está definido e que não há qualquer posição sobre isso, Máximo dos Santos admite que é possível vir a questionar aquela revogação, que retirou a garantia estatal de 5,7 mil milhões de dólares que existia sobre créditos cedidos pelo BESA, cuja maioria do capital era detido pelo BES. No entanto, o responsável salienta que todas as "incidências são bastante complexas".

 

Um dia depois da resolução aplicada ao BES, que o dividiu em banco bom e banco mau, a garantia estatal assinada por José Eduardo dos Santos foi revogada. Isto porque a linha de exposição do banco ao BESA passou para o Novo Banco mas a participação accionista do BES no BESA ficou no banco mau, ou seja, a garantia estatal encontrava-se aí.

 

Neste momento, o que está a ser impugnado pelo BES é a decisão que alterou a estrutura accionista do BESA – que reduziu a zero a participação da entidade portuguesa. O BES não votou essa decisão porque não conseguiu participar na assembleia-geral que a determinou. 

Ver comentários
Saber mais presidente do Banco Espírito Santo BES Angola Máximo dos Santos BES José Eduardo dos Santos Novo Banco banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio