Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Horta Osório nomeado banqueiro do ano a nível mundial

António Horta Osório, presidente-executivo do Lloyds Banking Group, foi nomeado banqueiro do ano na cerimónia anual dos Euromoney Awards for Excellence. No mesmo evento, o Lloyds foi nomeado o melhor banco.

24 António Horta-Osório, Lloyds Banking Group plc
11 de Julho de 2013 às 23:00
  • 21
  • ...

Horta Osório foi reconhecido pelos Euromoney Awards for Excellence como o banqueiro do ano a nível mundial, uma decisão que, segundo a organização, se deveu aos seus esforços para restaurar a rentabilidade do Lloyds ao longo dos últimos dois anos.

 

“Decisões difíceis tomadas em alturas críticas ajudaram a reanimar as fortunas do Lloyds Banking Group. Agora António Horta Osório poderá concentrar-se em fazer o máximo pelo maior banco do Reino Unido”, segundo afirmou o porta-voz do Euromoney.

 

Em particular, o Euromoney avaliou o desempenho de Horta Osório pela sua capacidade de reduzir activos não essenciais que não se encaixavam no novo modelo do Lloyds, e por tê-lo feito num contexto de crise. Sugere também que as recentes declarações, que dão conta de que o Lloyds poderá voltar à esfera privada, são reflexo da revitalização levada a cabo pelo banqueiro português.

 

Na nomeação do Lloyds como melhor banco, o painel do Euromoney elogiou os seus esforços no apoio à economia britânica, em particular nas hipotecas, dado que o banco apoia um em cada quatro novos compradores, e o crescimento dos empréstimos às PME em 4% face a uma contracção de mercado de 4%. Louvou ainda o relançamento do Halifax como uma marca bancária líder no Reino Unido.

 

Horta Osório comentou a decisão, dizendo que se sente “honrado por ter ganho este prestigioso prémio. É um testemunho do trabalho árduo realizado pelas equipas presentes no negócio que apoiam a estratégia de transformar o banco num simples negócio focado no cliente, de baixo risco, que está a dar benefícios a todos os que fazem parte dele”.

 

Sir Win Bischoff, presidente do conselho de administração do Lloyds afirmou que “este prémio é um reconhecimento do que o António [Horta Osório] e a sua equipa conseguiram ao restabelecer o nome e o negócio do Lloyds. Antecipámos que o nosso plano estratégico para transformar o negócio iria demorar três a cinco anos mas, dois anos depois do António o lançar, estamos adiantados nos prazos e a fazer progressos substanciais em todos os aspectos da estratégia. O banco está de regresso à rentabilidade o que irá permitir que apoie negócios, famílias e comunidades”.

 

Já este ano, António Horta Osório foi eleito o 24º melhor CEO da Europa pelo Thomson Reuters Extel Survey.

 

Nos últimos 12 meses, o banco liderado pelo português é aquele que revela o melhor desempenho na Europa, e o único que duplicou o seu valor, segundo os índices da Bloomberg e do Dow Jones para a banca.

 

Contudo, e face aos resultados positivos do banco no último ano, o “The Times” avançou que o ministro da Finanças britânico deverá anunciar num futuro muito próximo a venda dos 39% de acções que o Estado detém no Lloyds, oferecendo aos contribuintes a possibilidade de comprarem as acções com um desconto face ao preço de mercado.

Ver comentários
Saber mais Lloyds Banking Group António Horta Osório banqueiro do ano Euromoney Awards for Excellence
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio