Notícia
Haitong espera reforçar posição internacional através da compra do BESI
A Haitong espera "reforçar a sua presença no mercado financeiro internacional" com a compra do Banco Espírito Santo Investimento (BESI), revelou a empresa chinesa num comunicado enviado esta quarta-feira à agência Lusa.
Trata-se da primeira aquisição da Haitong fora da China e é considerada uma das maiores operações do género efectuadas nos últimos anos por empresas financeiras chinesas.
Conforme o acordo celebrado na segunda-feira com o Novo Banco, proprietário do BESI, a compra será feita através de uma subsidiária do grupo, a Haitong Internacional Holding Limited (HTIH), criada em 2007 em Hong Kong para "realizar investimentos e desenvolver acções no estrangeiro".
No comunicado enviado à agência Lusa em Pequim, a Haitong descreve o BESI como um banco de investimento com "forte rentabilidade e alta eficiência operacional".
"A rede de distribuição e a base de clientes do BESI são boas", o que permitirá à Haitong "ganhar capacidade nos mercados maduros da Europa e nos mercados emergentes da América do Sul e África", destaca o comunicado.
Além da operação portuguesa, o banco de investimento liderado por José Maria Ricciardi está presente no Brasil, Índia (corretagem), Reino Unido, Irlanda, Polónia, Espanha, Estados Unidos e México, contando com um total de 825 colaboradores.
O Novo Banco confirmou esta segunda-feira, 8 de Dezembro, que celebrou "um contrato de compra e venda da totalidade do capital social do Banco Espírito Santo de Investimento". O valor de venda foi estabelecido em 379 milhões de euros.
O Novo Banco revelou, na altura, que o valor de venda "corresponde a um múltiplo de aproximadamente 1.0x o 'estimated net asset value', com referência a Dezembro 2014", ou seja, a unidade de banca de investimento do BESI foi vendida sem desconto.
"O impacto estimado desta operação no rácio de capital Common Equity Tier I do Novo Banco é superior a 50 pontos base", adiantou a mesma fonte.
Os últimos indicadores conhecidos, divulgados na semana passada através do balanço que foi feito no âmbito da resolução do BES, revelaram que o Novo Banco tem um rácio de capital de 9,2%, um valor que supera o mínimo estipulado pelas autoridades e que é de 8%. Um valor que revela assim que o banco estará bem capitalizado, não necessitando de mais reforços de capital. Com a venda do BESI, este rácio deverá ser elevado para, pelo menos, 9,7%.
"A concretização da compra e venda do BESI encontra-se dependente das necessárias aprovações, nomeadamente junto do Banco de Portugal, da Comissão Europeia, das autoridades da concorrência e de um conjunto de outras autoridades que exercem supervisão directa sobre a entidade compradora", acrescentou o Novo Banco.
O Negócios noticiou, após a confirmação da venda do BESI à Haitong, que a empresa chinesa vai manter José Maria Ricciardi na liderança do banco.
A Haitong International Holdings Limited, que comprou o BESI, tem sede em Hong Kong e é detida a 100% pela Haitong Securities, uma sociedade cotada nas bolsas de Xangai e Hong Kong. A aquisição do BESI vai permitir a esta sociedade financeira sair das fronteiras do mercado asiático a que está limitada neste momento.
De acordo com o site oficial da Haitong International, além da China, Hong Kong e Macau, o grupo está apenas presente em Singapura.
"O grupo tem uma base robusta de clientes e canais de distribuição alargados, com mais de 10 sucursais em Hong Kong e Macau", revela a companhia no seu site. Além disso, acrescenta-se, "o grupo tem dois escritórios de representação em Pequim e Xangai e um companhia internacional – a Haitong International Securities Group – em Singapura".
Com a aquisição do BESI, a Haitong entra na Europa e na América. O BESI tem escritórios no Reino Unido, Irlanda, Polónia, Espanha, Estados Unidos, Brasil, México e Índia, neste último país na área da corretagem.
Ainda de acordo com o site oficial do grupo, a Haitong presta serviços financeiros a mais de 4,6 milhões de clientes de 12 mil institucionais com mais de 240 escritórios espalhados pelas 30 províncias chinesas.
O chairman da Haitong International Securities Group Limited é Ji Yuguang e o presidente executivo Li Jianguo, ainda segundo o site do grupo.