Notícia
Generali vai abandonar mais de uma dezena de mercados
O objectivo é vender os negócios em 13 a 15 mercados que a seguradora italiana considera não serem os mais atractivos. A decisão pode garantir um retorno de mil milhões de euros.
A companhia de seguros Generali vai abandonar a sua operação em mais de uma dezena de mercados que considera serem menos atractivos. A notícia foi avançada esta quarta-feira, 23 de Novembro, pela agência Reuters.
O objectivo é angariar cerca de mil milhões de euros com as alienações dos negócios em mercados considerados mais fracos para a seguradora italiana, a que se acrescentam poupanças de 200 milhões em custos de operação.
A Generali irá rever assim a sua presença em 13 a 15 países, não especificando quais. O Negócios já contactou com a unidade portuguesa para perceber se o país será um dos afectados e encontra-se à espera de resposta.
A seguradora negou ainda os rumores que davam conta que estaria a considerar cerca de oito mil despedimentos fora de Itália. "Esse número não existe. Não há planos de despedimento ou reestruturação", afirmou o CEO Philippe Donnet, recusando o cenário de cortes em postos de trabalho.
A medida surge numa altura em que o sector dos seguros enfrenta baixas taxas de juro que estreitam a sua margem, lembra a agência Reuters.
O grupo segurador conta com 76 mil trabalhadores em todo o mundo. Em Portugal está presente desde 1942, contando com mais de 350 colaboradores e 1.300 agentes. No ramo de seguros não vida, conta com uma quota de mercado de 3,45%.