Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

A semana em 5 minutos: A política, os resultado trimestrais e a São Francisco da Europa

Acordo foi esta semana a palavra mais dita na esfera política. Na área empresarial dominaram as apresentações de resultados e ainda o escândalo VW. E Ricardo Salgado voltou a ser notícia. Reveja o filme da semana.

Miguel Baltazar
07 de Novembro de 2015 às 09:30
  • ...

SEGUNDA-FEIRA, 2 DE NOVEMBRO


BCP lucra 264,5 milhões. O BCP registou um lucro de 264,5 milhões de euros entre Janeiro e Setembro deste ano, face a prejuízos de 109,5 milhões de euros em igual período de 2014. A recuperação dos resultados reflectiu o aumento da margem financeira, que subiu 20,9% para 956,7 milhões de euros. No total, o produto bancário avançou 17,3%.    


Visa compra Visa. A norte-americana Visa Inc. chegou a acordo para adquirir a Visa Europe Ltd, pagando até 21,2 mil milhões de euros para concretizar a fusão, anunciou a companhia, em comunicado, na segunda-feira, 2 de Novembro. O negócio significa a reintegração das duas empresas, que se separaram em 2007, antes da oferta pública de venda (OPV) da divisão norte-americana.


Assis prepara alternativa no PS. Francisco Assis está disponível para se "reunir com um conjunto de militantes, de vários pontos do país, que comungam com ele da discórdia do rumo que António Costa está a imprimir ao partido". O encontro está marcado para sábado, dia 7, na Mealhada, noticiou o Expresso. Assis disse a este semanário que "há uma corrente interna crítica e alternativa" dentro do partido.


VW contacta proprietários portugueses. Os concessionários do grupo Volkswagen (VW) vão começar a contactar os proprietários dos veículos afectados pelo escândalo de manipulações de gases poluentes. Em Portugal encontram-se 117 mil carros nestas condições. "Em Portugal, os nossos concessionários vão enviar uma carta aos clientes cujos veículos estão afectados, explicando-lhes o que foi feito até agora pelo grupo VW junto das autoridades alemãs e esclarecendo-os sobre o facto de o grupo VW estar a trabalhar nas medidas técnicas necessárias, que comunicará oportunamente", garantiu fonte oficial da SIVA ao Negócios. A empresa que representa as marcas Volkswagen, Audi e Skoda sublinhou que o grupo automóvel ainda não comunicou as soluções técnicas a aplicar.

 

Luz Saúde admite aquisições. A Luz Saúde vai expandir o Hospital da Luz, um sinal de que quer crescer de forma orgânica. Mas não só. As compras continuam a ser uma hipótese, ainda que Isabel Vaz, presidente executiva, não lance os trunfos. "A Luz Saúde continua no projecto normal de expansão, organicamente, como acontecerá com o Hospital da Luz, mas também continua a analisar oportunidades de aquisição, como aconteceu com Guimarães", disse ao Negócios a presidente executiva da empresa, controlada pela seguradora Fidelidade, dos chineses da Fosun. 

               Isabel Vaz lidera a Luz Saúde, empresa detida pelos chineses da Fosun. 

 
Chuva enche Albufeira de prejuízos. O presidente da Câmara de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, estimou na segunda-feira em "largos milhares de euros os prejuízos" causados pelas inundações de domingo, adiantando que, "para já", não irá avançar com o pedido de calamidade pública. Segundo o autarca, "os danos abrangem redes de esgotos, águas e electricidades, estradas e ruas, um pouco por todo o concelho, e praias também". No centro da cidade de Albufeira, a zona mais atingida pelas fortes chuvas e onde a água atingiu cerca de 1,80 metros de altura, as equipas de limpeza e os comerciantes atarefaram-se na segunda-feira em remover lamas e objectos arrastados pela corrente.


"Influência externa" motivou queda de avião russo. Um membro da companhia aérea russa Kogalymavia admitiu na segunda-feira, 2 de Novembro, que a queda, no sábado, do avião que fazia a ligação entre o Cairo e São Petersburgo, pode ter sido provocada por uma "influência externa". "A única explicação razoável é que [a queda] se deve a uma influência externa", afirmou este representante, não identificado, da companhia, citado pela BBC.

O que fazer com o seu PPR? O investimento em produtos de poupança para a reforma está a aumentar, mas as taxas oferecidas estão a baixar. Patrícia Abreu, jornalista do Negócios, explica o que deve fazer se quiser mudar o seu PPR.

 

 

TERÇA-FEIRA, 3 DE NOVEMBRO

PS admite não existir acordo. O líder da bancada do PS colocou na terça-feira alguma água na fervura na certeza de haver um acordo à esquerda que permite apoiar um governo apoiado pelos socialistas. Carlos César, após um encontro com o ministro dos Assuntos Parlamentares, garantiu que "não está nenhum acordo fechado", admitindo que se este não se concretizar, o PS irá viabilizar o Governo formado pelo PSD e CDS. As declarações do presidente do PS surgem depois de Francisco Assis ter lançado uma "corrente crítica e alternativa" e de vários socialistas terem criticado um acordo à esquerda.


Presidente da TAP ouvido na PJ. O processo de privatização da Groundforce levou o presidente da TAP a ser ouvido terça-feira pela Polícia Judiciária (PJ). Fernando Pinto terá sido ouvido como testemunha neste processo, cuja investigação resultou de uma denúncia anónima que terá chegado ao Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP). A empresa que presta serviços de "handling" nos aeroportos nacionais é detida em 50,1% pela Urbanos, sendo os restantes 49,9% controlados pela TAP. 


Feira Popular em Carnide. É um projecto que vai demorar "muitos anos" a ser concluído, mas já há localização definida. A nova Feira Popular de Lisboa vai ser construída em Carnide, na zona "imediatamente contígua à estação de metro da Pontinha". Será um parque urbano com valências de um parque de diversões, que ocupará um espaço de 20 hectares e ficará a cinco minutos do centro comercial Colombo.


Easyjet reforça em Portugal. A companhia aérea "low cost" vai reforçar a aposta em Portugal, tendo anunciado na terça-feira três novas rotas no mercado português no próximo Verão, o que irá permitir criar ligações entre Porto e Funchal, Lisboa e Nantes e ainda entre Faro e Lyon. Além das novas rotas, a Easyjet anunciou ainda a colocação de mais um avião (um A320) na sua base operacional no aeroporto do Porto.


VW vende menos em Portugal. A Volkswagen continua a ser este ano uma das três marcas mais vendidas em Portugal, mas perdeu o lugar no pódio para a Mercedes quando é analisado apenas Outubro (o primeiro mês completo do escândalo que envolve a marca alemã). Contrariando a tendência do mercado (as vendas aumentaram 16%), a Volkswagen vendeu menos 3% no mês passado. Ainda na terça-feira foi conhecido mais um episódio do escândalo que envolve a marca alemã, já que há 800 mil com problemas ao nível das emissões de dióxido de carbono, o que pode custar mais dois mil milhões de euros ao grupo.


Portugal sai de lixo em 2017? O rating de Portugal passou para o nível de lixo em 2011 e só vai regressar a nível de investimento em 2017. Isto se se confirmar o padrão identificado pela Fitch, que concluiu que os países que perdem o grau de investimento levam, em média, um pouco mais de seis anos para o recuperar. Neste momento, as três grandes agências já têm o "rating" de Portugal no primeiro patamar de lixo, quase a dobrar o "cabo das tormentas" para grau de investimento.


Lisboa é a São Francisco da Europa. A comparação é da agência Bloomberg. A jornalista Caroline Hyde visitou Lisboa, identificando "uma cidade com um ambiente tecnológico em crescimento, que a faz esperar posicionar-se como a São Francisco da Europa". Veja o vídeo.
               A ponte sobre o Tejo tem uma irmã gémea em São Francisco, a "Golden Gate".

 


QUARTA-FEIRA, 4 DE NOVEMBRO

 

Vídeo. Neste dia, o PS, o Bloco de Esquerda e o PCP empenhavam-se em ultimar um acordo de Governo à esquerda. Elisabete Miranda, redactora principal do Negócios, explicava então os planos do PS, BE e PCP,  avançados pelo Negócios

Lucro da Nos sobe 39,8%O resultado líquido da Nos aumentou 39,8% para 26,2 milhões de euros no terceiro trimestre deste ano (entre Julho e Setembro), face a igual período de 2014, segundo um comunicado à CMVM feito na quarta-feira, 4 de Novembro, pela operadora. As receitas seguiram a mesma tendência dos trimestres anteriores tendo aumentado 5,8% para 367,9 milhões de euros.

CTT ganham menosOs CTT fecharam os nove primeiros meses do ano com lucros de 50,6 milhões de euros, uma queda de 3,8% face ao mesmo período do ano passado, segundo um comunicado à CMVM. Esta queda é justificada "por um conjunto de gastos não recorrentes de 7,7 milhões de euros, dos quais 4,8 milhões relacionados com o Banco CTT" o mais recente projecto da área financeira do grupo que deverá abrir portas ainda este ano. 


Santander Totta aumenta lucros. O Santander Totta obteve um resultado líquido de 176,7 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, o que representa uma subida de 48,7% face aos 118,8 milhões de euros registados no mesmo período de 2014. Em comunicado, o banco liderado por Vieira Monteiro informou na quarta-feira que a margem financeira (a base de negócio de um banco, que representa a diferença entre juros cobrados em créditos e juros pagos nos depósitos) subiu 3,3% para 417,5 milhões de euros.
               O Santander Totta, liderado por Vieira Monteiro, registou uma subida de 48,7% dos lucros.

Escândalo VW volta a atacar.
Noventa e oito mil. Este é número de carros a gasolina afectados pela nova vaga do escândalo de manipulação de emissões poluentes do grupo Volkwagen (VW). A estimativa foi tornada pública na quarta-feira, pelo ministro dos Transportes alemão, Alexander Dobrindt. "Fomos informados que entre os veículos afectados existem 98 mil carros a gasolina", referiu o governante, citado pela agência Reuters, não especificando se este número se refere apenas aos carros afectados na Alemanha ou no total.


Jon Stewart regressa à televisão. Jon Stewart, ex-apresentador do programa de sátira informativa "Daily Show", no canal Comedy Central, vai agora voltar à televisão para produzir conteúdos para o canal norte-americano HBO, avançou o New York Times. A HBO explica que o primeiro projecto de Jon Stewart será um conjunto de curtas-metragens digitais entre dois e cinco minutos feito em conjunto com a empresa gráfica Otoy que o canal diz ter foco nos eventos do dia-a-dia.

Elevadores vão mover-se na horizontal. A empresa alemã ThyssenKrupp divulgou que apresentaria no dia seguinte, quinta-feira, uma tecnologia à base de ímans que vai permitir que os elevadores se movam também horizontalmente, para a esquerda e para a direita, noticiou a Bloomberg. Este sistema que a ThyssenKrupp quer introduzir vai ser capaz de mover cabinas de elevadores em diferentes direcções. A empresa apresentaria o sistema na quinta-feira em Gijón, Espanha, com um modelo em miniatura de 10 metros.

Taxa de desemprego mantém-se. A taxa de desemprego fixou-se nos 11,9% no terceiro trimestre deste ano. É o mesmo valor observado nos três meses anteriores e menos 1,2 pontos percentuais do que no mesmo período do ano passado, mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

 


QUINTA-FEIRA, 5 DE NOVEMBRO


Conselho de Ministros aprova continuação da austeridade. O Governo aprovou a reposição em 20% dos cortes nos salários públicos, a descida da sobretaxa em 0,875 pontos para 2,625%, a redução para metade da CES que ainda se aplica às pensões acima de 4.611 euros. Também a contribuição extraordinária sobre o sector energético desce 50%. Inalteradas ficam a contribuição sobre a indústria farmacêutica, a taxa adicional sobre o IUC e o Imposto Sobre Produtos Petrolíferos, bem como a contribuição extraordinária sobre o sector bancário. Além de cumprir o alívio na austeridade previsto no programa da coligação, também aprovado na quinta-feira, o Governo pretende evitar que estas medidas caiam todas em 2016, evitando "um risco de ruptura financeira". Não é, no entanto, certo que as medidas sejam aprovadas no Parlamento, sobretudo se o Executivo de Passos Coelho for rejeitado na próxima semana.

 

Assis antecipa encontro da "corrente alternativa" para sexta-feira. O almoço dos apoiantes de uma "corrente crítica e alternativa" à linha defendida por António Costa esteve marcado para sábado. Depois o secretário-geral do PS agendou uma reunião para o mesmo dia, às 15:30, da comissão nacional, órgão mais alargado onde têm assento alguns dos críticos do Governo à esquerda. Assis recuou, em nome de um ambiente livre, leal e plural na comissão nacional do PS. Quinta-feira soube-se que o encontro na Mealhada, que passa a jantar, se iria realizar sexta-feira, contando com cerca de 400 inscritos que consideram que na sequência dos resultados das eleições os socialistas deveriam ser uma "oposição responsável" a um Governo PSD/CDS. António Costa convidou entretanto Francisco Assis e os restantes eurodeputados do PS a participarem na reunião da comissão nacional.


               Francisco Assis está contra a estratégia que tem sido seguida pelo secretário-geral do PS, António Costa.
 

As boas e más notícias das previsões de Bruxelas. As previsões económicas de Outono da Comissão Europeia apontam agora para um crescimento de 1,7% do PIB português em 2015, mais uma décima do que nas anteriores previsões. O ritmo de crescimento deverá manter-se em 1,7% em 2016. A Comissão revê ainda em baixa as perspectivas para as exportações e o saldo externo. Bruxelas está mais optimista em relação ao défice, apontando para 3% este ano e 2,9% em 2016. A Comissão Europeia baixou também as previsões para o conjunto da Zona Euro, que deverá crescer 1,6% este ano e 1,8% no próximo. 


Volkswagen assume custos em Portugal. A Volkswagen garantiu ao Governo português que irá assumir todos os custos do escândalo de manipulação de emissões no país. A informação foi dada por Paulo Núncio, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, na quinta-feira. Entre esses custos conta-se o ajuste fiscal nos impostos automóveis, uma vez que foram cobrados valores abaixo do devido graças a adulteração da Volkswagen.


Caução aplicada a Salgado baixa para metade. O juiz Carlos Alexandre baixou a caução aplicada a Ricardo Salgado no âmbito do processo Monte Branco de três para 1,5 milhões de euros, confirmou a Procuradoria-Geral da República. O valor já tinha sido pago pelo ex-presidente executivo do BES, pelo que os 1,5 milhões que sobram são afectos ao pagamento da caução de três milhões de euros no âmbito do processo Universo Espírito Santo.

 
Balsemão escreve sobre providência cautelar ao grupo Cofina. A revista Sábado publica um artigo de opinião do presidente do grupo Impresa sobre a providência cautelar que impede as publicações do grupo Cofina – proprietário do Negócios, do Correio da Manhã e da Sábado, entre outras publicações – de publicar notícias com base no processo da Operação Marquês. Francisco Pinto Balsemão "lamenta qualquer decisão que possa limitar o trabalho de um jornalista" e diz-se "preocupado" porque "condicionar a priori o exercício do jornalismo é sintoma grave para a democracia". Pede também aos jornalistas mais responsabilidade e auto-regulação.

 

Paulo Neves diz que não haverá despedimentos na PT. "Reafirmo que não vamos fazer despedimentos na PT Portugal", disse o CEO da dona do Meo numa conferência de imprensa de apresentação da expansão da rede de fibra óptica a mais três milhões de casas até 2020. A empresa tem vindo, no entanto a assinar saídas por mútuo acordo e a rescindir contratos de "outsourcing", que têm motivado críticas dos sindicatos. Paulo Neves considerou que "são 'outsourcers'. Não é despedimento".

 

Jerónimo Martins paga já todo o dividendo do próximo ano. A dona do Pingo Doce vai propor o pagamento de uma remuneração especial aos accionistas, tendo em conta o elevado montante das reservas. Este dividendo será pago ainda este ano, ao mesmo tempo que o dividendo ordinário que seria pago em 2016. A Jerónimo Martins vai assim pagar um valor bruto de 37,5 cêntimos por acção, que tem ainda de ser aprovado em assembleia-geral. Recorde-se que o acordo de Governo do PS com os partidos à esquerda prevê alargar a incidência do IRC sobre os dividendos. Os lucros da Jerónimo Martins subiram 6,4% nos primeiros nove meses do ano para os 252 milhões de euros.
               Pedro Soares dos Santos, presidente da Jerónimo Martins, decidiu antecipar o dividendo para evitar impostos.

Sonae aumenta lucros em 50%. A Sonae SGPS, a "holding" que agrupa as actividades de distribuição, telecomunicações, media, TI e gestão de centros comerciais, teve um lucro de 142 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, mais 49,6% que no mesmo período do ano passado. O grupo reforçou o investimento nas unidades de retalho e vai abrir mais 10 lojas até ao final do ano, mas mostra preocupação com a actual situação política.

 

Pode a guerra à Uber ser comparada à oposição à liberdade de imprensa? Dois comissários europeus saíram em defesa da Uber, empresa de transporte privado. Bruxelas elogia o serviço da "economia partilhada" e compara os seus opositores aos detractores da imprensa na Idade Média. "Talvez seja uma comparação estúpida, mas é como combater a imprensa nos tempos medievais", disse Elzbieta Bienkowska, comissária europeia da Indústria e do Mercado Interno.

 

SEXTA-FEIRA, 6 DE OUTUBRO

PCP viabiliza Governo do PS. Estão reunidas as condições para a formação de um Governo PS, anunciou o PCP numa nota enviada na sexta-feira às redacções. Depois do entendimento com o Bloco, anunciado quinta-feira, na sexta-feira foi a vez de os comunistas tornarem público um acordo com os socialistas. Os comunistas sublinham que foi enviado ao PS "o texto de "posição conjunta do PS e do PCP sobre solução política", no seguimento da reunião realizada na última quarta-feira, que permite afirmar que estão reunidas as condições para pôr fim ao Governo PSD/CDS-PP" e "assegurar um governo da iniciativa do PS". Ou seja, segundo  o PCP, este acordo foi assegurado na reunião da passada quarta-feira, que era considerada decisiva e que foi noticiada em primeira mão pelo Negócios.


Programa de Governo pisca o olho à oposição.
 No programa do Governo que entregou na sexta-feira, 6 de Novembro, na Assembleia da República, o Executivo liderado por Pedro Passos Coelho recupera largamente o conteúdo do programa da coligação Portugal à Frente, que venceu as eleições legislativas. Diz o Executivo de Passos Coelho que o documento que será discutido na Assembleia da República nos dias 9 e 10 de Novembro "não é uma base fechada para suporte da actividade do Governo, antes um ponto de partida estruturante para o trabalho a desenvolver na presente legislatura". O documento exemplifica algumas das medidas que têm vindo a ser defendidas pelos partidos da oposição e que o Governo está disponível para adoptar, como a descida mais rápida da sobretaxa de IRS. 
               Passos Coelho apresentou um programa de Governo que tenta seduzir a oposição. 
 

E se as eleições fossem agora? Uma sondagem da Eurosondagem para a SIC e o Expresso, publicada na sexta-feira, 6 de Novembro, mostra que se as eleições fossem hoje repetidas os resultados não seriam significativamente diferentes dos obtidos a 4 de Outubro. Assim, a aliança PàF sobe 2,2 pontos percentuais para 40,8%, enquanto os socialistas registam uma subida ligeira (0,1 pontos) para 32,5% das intenções de voto. Já o BE recua ténues 0,2 pontos para 10% e a CDU (PCP e Os Verdes) cai ligeiros 0,3 pontos para 8%. Por fim, o PAN avança 0,1 pontos percentuais para 1,5%.

Associações empresariais preocupadas. O conselho consultivo da AEP (Associação Empresarial de Portugal), que reúne 121 associações empresariais, regionais e sectoriais, reuniu-se na sexta-feira, com a presença também do presidente da CIP (Confederação Empresarial de Portugal), António Saraiva, e manifestou no final a sua "profunda preocupação pelo clima de incerteza política em que Portugal vive mergulhado há mais de um mês". "A governabilidade do país, a recuperação económica e o equilíbrio das contas públicas justificam que todos os agentes políticos ajam com celeridade e sentido de responsabilidade, colocando o interesse geral acima das suas conveniências", referiu o conselho em comunicado.

Gasolina e gasóleo vão subir. Após semanas marcadas por quedas, os preços de venda da gasolina e do gasóleo vão aumentar. Por isso, se precisa de combustível, o melhor será atestar durante o fim-de-semana. É que a partir de segunda-feira, 9 de Novembro, os preços vão ser revistos em alta, tendo em conta a evolução nos mercados internacionais, mas também a descida acentuada da moeda única europeia. Tanto a gasolina como o gasóleo vão ficar mais caros, podendo registar-se subidas em torno dos três cêntimos por litro.

EDP às compras no Alentejo. A EDP Renováveis comprou a Stirlingpower, empresa portuguesa que detém uma licença para construir uma central solar no Alentejo. O negócio está agora ser avaliado pela Autoridade da Concorrência, segundo anúncio do regulador na imprensa. A Stirlingpower é uma sociedade cujo principal activo é uma licença para a construção e exploração da central solar fotovoltaica de Alcamises em Évora. A central tem uma capacidade de 2,5 megawatts (MW) e deverá entrar em funcionamento em 2016.



Ver comentários
Saber mais Governo política resultados banca Volkswagen PS PSD António Costa Francisco Assis SIVA Isabel Vaz Luz Saúde Polícia Judiciária Fernando Pinto Feira Popular de Lisboa Carnide Fitch PCP BE CMVM CTT Santander Totta Vieira Monteiro Jon Stewart Daily Show
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio