Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Empresa de ex-CEO do Barclays interessada no banco do Novo Banco em Moçambique  

A Atlas Mara está há três meses em negociações para a aquisição de uma participação no Moza Banco, mas o negócio está dependente da venda do Novo Banco, pois a instituição liderada por Stock da Cunha tem 49% do capital do banco moçambicano.

Bloomberg
26 de Maio de 2015 às 13:38
  • 2
  • ...

A empresa fundada pelo ex-CEO do Barclays para investir no sector financeiro em África está em negociações para adquirir uma posição no capital do Moza Banco, instituição financeira detida em 51% por investidores locais e 49% pelo Novo Banco.

 

A notícia é avançada pela Bloomberg, que dá conta que o negócio, a concretizar-se, estará sempre dependente do processo de venda do Novo Banco, que deverá acontecer este verão.

 

A Atlas Mara foi fundada por Robert Diamond (ex-CEO do britânico Barclays) e pelo empresário do Uganda Ashish Thakkar. De acordo com a agência de notícias, as conversações com os accionistas do Moza Banco já duram há três meses.

 

Este banco moçambicano é o quarto maior do país africano, com uma quota de mercado de 5,4% e 54 balcões. O Moza Banco era detido pelo BES, sendo que no âmbito do processo de resolução foi transferido para o "banco bom", o Novo Banco.

 

A Atlas Mara já está presente em Moçambique, depois de ter comprado o BancABC, tendo efectuado outros investimentos no sector financeiro africano.  

 

Robert Diamond (na foto) foi despedido do Barclays em 2012 na sequência do escândalo da manipulação do mercado de taxas de juro.

     

Ver comentários
Saber mais Barclays África Moza Banco Novo Banco Bloomberg BES Moçambique
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio