Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Directora-geral do Tesouro concorre a cargo de que se demitiu há meio ano

Polémica com os contratos swap e mudanças na equipa das Finanças, com a nomeação de Pais Jorge, terão levado Elsa Santos a apresentar demissão. Seis meses depois, toda a equipa está na corrida aos lugares que nunca chegaram a abandonar, de acordo com o "Público".

Sofia A. Henriques/Negócios
Negócios 13 de Janeiro de 2014 às 10:17
  • 11
  • ...

Elsa Maria Roncon Santos é uma das candidatas à liderança da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF), uma posição para que foi nomeada em Agosto de 2011 e da qual se demitiu em Julho do ano passado, na sequência da polémica com os contratos swap, que acumularam perdas potenciais superiores a 3.300 milhões de euros, tendo 60 deles sido considerados especulativos pelo IGCP.

 

A informação é avançada esta segunda-feira pelo jornal “Público”, que escreve que, além da directora-geral do Tesouro – embora demissionária nunca chegou a abandonar as funções –, os três subdirectores-gerais do organismo (Maria João Araújo, Pedro Ventura e Bernardo Alabaça) são igualmente candidatos aos cargos de que também se demitiram em Julho, quando as mudanças no Governo levaram à nomeação de Joaquim Pais Jorge para secretário de Estado, que acabou por se demitir pouco mais de um mês após assumir o cargo.

 

O período para a apresentação de candidaturas ao concurso para a DGTF terminou a 17 de Dezembro, estando actualmente a Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (Cresap) a apreciar menos de uma dezena de candidatos à sucessão de Elsa Santos, que foi superiora hierárquica da actual ministra das Finanças na Refer. Concluída a avaliação, a entidade liderada por João Bilhim entregará uma lista com os três melhores candidatos, cabendo à tutela a escolha final. Este processo não deverá estar concluído antes de Abril. 

Ver comentários
Saber mais Elsa Maria Roncon Santos Tesouro Maria João Araújo Pedro Ventura Bernardo Alabaça Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública Joaquim Pais Jorge política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio