Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Deutsche Bank muda liderança nos EUA após chumbo dos testes de stress

Há um novo modelo da unidade americana do grupo alemão "desenhado pelos reguladores para mitigar os riscos que qualquer grande operação bancária estrangeira nos EUA pode representar para o sistema financeiro americano".

Bloomberg
01 de Julho de 2016 às 16:43
  • 1
  • ...

A liderança do Deutsche Bank nos Estados Unidos vai mudar. A estratégia prende-se com novas regras para mitigar os riscos de bancos estrangeiros na maior economia do mundo. E é alterada dias depois de ser conhecido o chumbo do maior banco alemão nos testes de stress.

 

"Hoje marca-se um novo capítulo para o Deutsche Bank nos Estados Unidos", indica um comunicado publicado no site oficial da instituição financeira. Há um novo modelo de organização do grupo nos EUA, em que é criada uma "holding" que fica como dona da infra-estrutura e dos negócios norte-americanos.

 

"O modelo foi desenhado pelos reguladores para mitigar os riscos que qualquer grande operação bancária estrangeira nos EUA pode representar para o sistema financeiro americano", indica ainda o mesmo comunicado dirigido aos trabalhadores e assinado por John Cryan. Haverá um conselho de administração da unidade americana, que tem executivos do próprio Deutsche Bank.

 

Jeff Urwin vai ser o administrador do grupo germânico que fica como líder da operação americana, juntando tal papel à responsabilidade pela banca de investimento e de empresas.

 

"Como todos sabemos, depois dos resultados recebidos pela Reserva Federal (…), há ainda trabalho a fazer mas temos feito progressos", conclui a nota de John Cryan aos colaboradores.

 

Na quarta-feira à noite, foram revelados os testes de "stress" e a análise à qualidade do capital de 33 grandes bancos. O Deutsche Bank foi um dos grupos a falhar: o outro foi o espanhol Santander. "Vastas e substanciais debilidades no que diz respeito aos seus processos de planeamento de retorno de capital": foi assim que a Fed justificou o chumbo.

 

Foi, aliás, questionado sobre a situação do banco alemão que o ministro das Finanças da maior economia da Zona Euro, Wolfgang Schäuble, acabou por falar num eventual resgate para Portugal (que depois desmentiu).

 

O Deutsche Bank é um dos maiores bancos do mundo e é um dos que é considerado como tendo uma importância sistémica a nível global, ou seja, capacidade para criar uma crise em todo o globo. O seu peso para o sistema financeiro internacional mostra a "importância da gestão de risco" considera o Fundo Monetário Internacional.

Ver comentários
Saber mais Deutsche Bank EUA Estados Unidos John Cryan Jeff Urwin Reserva Federal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio