Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Deputados aproveitam conferência da TVI para chamar líder do supervisor único europeu

Danièle Nouy vem a uma conferência em Portugal falar sobre banca na próxima terça-feira. A comissão de inquérito aproveita, para que a audição aconteça nessa altura.

Reuters
  • ...

Os deputados da comissão de inquérito querem aproveitar a vinda a Portugal de Danièle Nouy (na foto), que lidera o Mecanismo Único de Supervisão europeu, para que preste esclarecimentos no Parlamento sobre o Banif.

 

Em requerimentos apresentados tanto pelo PSD como pelo CDS – e apoiados pelos outros grupos parlamentares, é solicitado que Danièle Nouy se mostre disponível para que seja ouvida "na sua estadia em Portugal".

 

O PSD pede mesmo para que a audição aconteça no próximo dia 17 de Maio, o dia em que se realiza a conferência, organizada pela Associação Portuguesa de Bancos e pela TVI, que junta os pesos pesados da banca no Ritz. Nouy vai participar na intervenção de encerramento do evento, que contará também com a presença de Carlos Costa, Nuno Amado (BCP), Stock da Cunha (Novo Banco), Vieira Monteiro (Santander Totta), Fernando Ulrich (BPI) e Elisa Ferreira, que integrará em breve a administração do regulador financeiro.

 

Nouy lidera o conselho de supervisão do Mecanismo Único de Supervisão, que junta o Banco Central Europeu e as autoridades de supervisão nacionais. O CDS lembra, no seu requerimento, que a própria enviou um e-mail em que anunciava ter recebido contactos de Vítor Constâncio e Mário Centeno para que fosse desbloqueada a venda do Banif ao Santander no âmbito da resolução.

 

Foi este mecanismo, onde fazia parte o antigo administrador do Banco de Portugal António Varela, que impediu que o Banif fosse alvo de uma resolução com um banco de transição (como o Novo Banco), obrigando a que fosse feita com venda directa.

 

Danièle Nouy fazia parte da lista inicial de audições mas ainda não tinha havido uma resposta oficial. Aliás, o BCE, pela voz do vice-presidente Vítor Constâncio, já disse que só tem de responder sobre o Banif no Parlamento Europeu.

Ver comentários
Saber mais Portugal Parlamento TVI Banco Central Europeu Vítor Constâncio Banif Santander Novo Banco BCE serviços financeiros bancos banca parlamento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio