Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cerca de mil pequenos acionistas do Credit Suisse processam banco

Quase um milhar de pequenos acionistas do Credit Suisse vão dar entrada esta segunda-feira com uma ação coletiva onde contestam o valor pelo qual a instituição financeira foi vendida ao UBS.

O UBS anunciou em março um acordo de aquisição do Credit Suisse por cerca de três mil milhões de euros.
Arnd Wiegmann/Reuters
13 de Agosto de 2023 às 19:47
  • ...
Perto de um milhar de pequenos acionistas do Credit Suisse vão intentar esta segunda-feira uma ação judicial coletiva pedindo uma indemnização pelas perdas incorridas com o valor pelo qual o banco foi vendido ao UBS.

A queixa será apresentada em Zurique, indicou Arik Roschke, da associação suíça de defesa dos acionistas (SASV) à agência noticiosa AWP.

Na ação, os pequenos acionistas, na sua maioria cidadãos suíços, contestam a avaliação feita ao Credit Suisse na sua aquisição pelo também helvético UBS. A operação, que contou com o apoio do governo - que receava o colapso do Credit Suisse - avaliou o capital da instituição financeira em cerca de três mil milhões de francos suíços (3.125 milhões de euros ao câmbio atual).

Este valor é menos de metade do que os sete mil milhões de francos suíços indicados dias antes do anúncio da fusão.

Uma ação semelhante está a ser preparada pela LegalPass, uma startup jurídica, que indicou em julho que tinha angariado financiamento suficiente de centenas de acionistas do Credit Suisse para avançar com a queixa.

No mês passado, o parlamento suíço deu início a um inquérito ao processo de compra do Credit Suisse pelo UBS e sobre o papel do governo.
Ver comentários
Saber mais Credit Suisse UBS banca processo indemnização acionistas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio