Notícia
CDS quer esclarecimentos do Governo sobre Caixa
Cecília Meireles, deputada do CDS, exige explicações do Governo sobre a recapitalização da Caixa e, mais ainda, quer saber porque tem o banco público necessidade desses montantes.
Em declarações ao Forum TSF, Cecília Meireles, deputada centrista, não assumiu de forma peremptória se o CDS poderá avançar com uma proposta de comissão parlamentar de inquérito à Caixa, mas assumiu que o partido exigirá e pedirá respostas ao Governo. Respostas sobre os montantes necessários de recapitalização e a que se devem esses valores.
"Se estamos a falar de crédito malparado convém olhar para esse crédito, ver a data de concessão do crédito, se é dispersa ou concentração em alguns anos. Consoante os anos haverá responsáveis e administradores responsáveis, não deixaremos de exigir responsabilidades", acrescentou sem se referir em concreto qualquer das administrações da Caixa, no entanto deixando a entender que foi em determinado momento que esses créditos foram mais concedidos.
Porque é que surge esta necessidade de capitalização? De quanto estamos a falar e como será feita a capitalização? Será feita de forma faseada ou de uma só vez? Questões deixadas por Cecília Meireles, que garante que o CDS não deixará de colocar ao Governo que, segundo a deputada, tem falado muito pouco sobre o assunto. "Há uma grande falta de informação, ideias desgarradas. Sem que vá ao cerne problema".
E é por isso que Cecília Meireles não se compromete com uma proposta de comissão parlamentar de inquérito. "Para já para já queremos respostas a perguntas e depressa, já que o Governo pronunciou-se poucas vezes".
Cecília Meireles concluiu a intervenção dizendo que está preocupada com a forma como a recapitalização "afectará a todos nós".