Notícia
Bloco não vê motivo para comissão de inquérito à Caixa
O Bloco de Esquerda não vê razões para se avançar no Parlamento com uma comissão de inquérito à Caixa e espera por decisões sobre o banco público, nomeadamente sobre o valor da recapitalização, para se pronunciar sobre as necessidades.
"Não vejo razões ou factos que motivem uma comissão de inquérito sobre a Caixa." As declarações foram feitas por Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda, à TSF.
Não recusando que possam ter havido negócios na Caixa mal feitos, Mariana Mortágua diz, no entanto, que a necessidade de recapitalização na Caixa - o maior banco do país - tem subjacente as consequências da crise económica, com desvalorização de activos e com a nova forma de contabilização de activos.
Mariana Mortágua diz, no entanto, que é preciso saber e aguardar antes de se tirar conclusões ou criar uma situação de instabilidade que a Caixa não precisa - "se temos cuidados com os privados, também convém ter com banco público".
Diz não estar a tecer críticas sobre a falta de informação e as notícias que têm sido avançadas, mas Mariana Mortágua diz que é "um apelo" para que se deixe discutir as coisas no seu tempo. É preciso, diz, serenidade. E por isso o Bloco de Esquerda aguardará por decisões para tomar posições oficiais.