Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cavaco afirma que matérias tratadas com Salgado "são reservadas"

As matérias tratadas nas audições do Presidente são reservados e, por isso, Cavaco Silva não revela o que falou com Salgado.

09 de Dezembro de 2014 às 22:54
  • 17
  • ...

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, escusou-se esta terça-feira, 9 de Dezembro, a relevar que informações obteve nas suas reuniões com o ex-presidente do BES Ricardo Salgado, afirmando que as matérias tratadas em todas as suas audiências são reservadas.

 

"Como tenho dito várias vezes, as matérias tratadas nas audiências com o Presidente da República são reservadas e nunca revelei aquilo que se passa nas reuniões, quer com políticos, quer com sindicalistas, quer com cientistas, quer com empresários. Fazem parte da informação que compete ao Presidente recolher sobre a situação do país", declarou Cavaco Silva aos jornalistas, no México.

 

O chefe de Estado português fez esta afirmação numa conferência de imprensa no final da XXIV Cimeira Ibero-Americana, na cidade mexicana de Veracruz, a propósito das declarações feitas hoje por Ricardo Salgado na comissão de inquérito, no parlamento, em Lisboa, sobre a gestão do Banco Espírito Santo (BES) e do Grupo Espírito Santo.

 

"Surpreende-me muito aquilo que alguns meios de comunicação portugueses têm dito em relação àquilo que eu afirmei, com base nas informações que tinha na altura, na Coreia do Sul, porque essas declarações tiveram lugar mais de um mês depois de ter ocorrido o aumento de capital por parte do BES, isto é, mais de um mês depois de os cidadãos terem subscrito, comprado acções do BES", declarou.

 

Em conferência de imprensa no final da XXIV Cimeira Ibero-Americana, na cidade mexicana de Veracruz e depois de questionado sobre as informações com base nas quais falou, na altura, da situação do BES, o chefe de Estado português respondeu: "Alguns dos senhores jornalistas escreveram que eu tinha influenciado as decisões dessas pessoas, que tinham ocorrido há muito mais de um mês".

 

As declarações em causa foram feitas em Seul, a 21 de Julho, e a conclusão do aumento de capital do BES foi anunciada a 11 de Junho.

 

Cavaco Silva nada mais acrescentou sobre este assunto.

 

Nesta conferência de imprensa conjunta do Presidente da República e do primeiro-ministro esteve também presente o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.

 

 

Ver comentários
Saber mais cavaco Silva BES Ricardo Salgado
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio