Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bloco quer que Passos Coelho garanta que não vão ser os contribuintes a pagar o BES

Bloquistas consideram que o Estado não se vai limitar a emprestar e que vai ser a "garantia do empréstimo. Se não for reembolsado é o Estado que vai ter que pagar, são os contribuintes", disse João Semedo.

Correio da Manhã
05 de Agosto de 2014 às 18:12
  • 20
  • ...

O Bloco de Esquerda quer ver o primeiro-ministro no Parlamento a responder pelo resgate ao Banco Espírito Santo (BES). O partido criticou também o modelo escolhido pelo Governo de Passos Coelho para resgatar o banco e considera que o dinheiro dos contribuintes está em risco.

 

"O primeiro-ministro não se deve esconder atrás da ministra das Finanças", disse o coordenador do BE, João Semedo, esta terça-feira (5 de Agosto). Maria Luís Albuquerque vai responder no Parlamento esta quinta-feira (7 de Agosto), assim como o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.

 

A solução encontrada para o BES "não é carne nem é peixe e põe em risco o dinheiro público dos contribuintes. Há várias soluções melhores que esta", disse.

 

Os bloquistas querem que o primeiro-ministro "dê a cara para garantir que não vai ser gasto dinheiro dos contribuintes" no resgate ao BES, e consideram que a solução encontrada só serve para proteger os interesses do "gangsterismo financeiro".

 

"Esta é a maior operação financeira e o maior risco financeiro que o Governo assume quando olhamos para as contas públicas e o dinheiro dos contribuintes", alertou João Semedo.

 

O coordenador fez uma analogia entre a nacionalização do BPN e o resgate ao BES. "O primeiro-ministro não pode invocar as férias. Esta operação não é menos importante, não tem menos impacto que a nacionalização do BPN".

 

O BPN chegou a ser discutido na Assembleia da República antes de ser nacionalizado, recordou João Semedo, com o primeiro-ministro de então, José Sócrates, a informar "os partidos que ia fazer a nacionalização".

 

João Semedo alertou para os riscos da solução encontrada pelo Banco de Portugal e o Governo. "Não é verdade que o Estado se limite a emprestar. O Estado é a garantia do empréstimo. Se não for reembolsado, é o Estado que vai ter que pagar, são os contribuintes", afirmou.

Ver comentários
Saber mais BES resgate banca Banco de Portugal Bloco de Esquerda Passos Coelho Maria Luís Albuquerque Carlos Costa Ricardo Salgado
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio