Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bento, Honório e Moreira Rato não "intervieram no processo de elaboração e aprovação" das contas do BES

O CEO e o CFO do BES alegam que não houve tempo para "permitir analisar adequadamente as referidas contas, nem os factos nelas reportados".

Miguel Baltazar/Negócios
30 de Julho de 2014 às 21:52
  • ...

Os resultados apresentados esta quarta-feira pelo Banco Espírito Santo não foram aprovados pelos administradores cooptados para a administração do banco este mês.

 

No comunicado com a aprovação das contas, é referido que "os membros do Conselho de Administração cooptados no passado dia 13 de Julho de 2014 não intervieram no processo de elaboração e aprovação das presentes demonstrações financeiras consolidadas referentes ao primeiro semestre de 2014".

 

Vítor Bento (CEO), Moreira Rato (CFO) e José Honório (futuro vice-presidente) foram cooptados este mês para a gestão do BES, depois da renúncia de gestores ligados à família Espírito Santo.

 

Os novos gestores só queriam entrar no banco após a apresentação de resultados do primeiro semestre, mas a forte queda das acções do BES e o colapso do GES levaram o Banco de Portugal a pressionar a entrada antecipada de Vítor Bento e Moreira Rato.

 

No comunicado onde o BES anuncia que fechou o semestre com prejuízos de 3,57 mil milhões de euros, o banco explica que os documentos com as contas do primeiro semestre "reportam a um período anterior ao do respectivo início de funções enquanto administradores", sendo que "o período de tempo que decorreu entre a data da respectiva cooptação e a data de aprovação dos documentos em apreço não foi de molde a permitir analisar adequadamente as referidas contas, nem os factos nelas reportados".

Ver comentários
Saber mais Banco Espírito Santo Conselho de Administração Vítor Bento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio