Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCP conclui venda da unidade na Roménia ao húngaro OTP Bank por 39 milhões de euros

O Banco Comercial Português concluiu esta quinta-feira, 8 de Janeiro, a venda da Banca Millennium ao OTP Bank. A operação, anunciada a 30 de Julho, permite ao banco português encaixar 39 milhões de euros e mais 150 milhões do financiamento que concedeu ao banco romeno.

Correio da Manhã
08 de Janeiro de 2015 às 18:35
  • 16
  • ...

O BCP concluiu esta quinta-feira o processo de venda da Banca Millennium ao banco húngaro OTP Bank, avançou a instituição em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários. O banco liderado por Nuno Amado recebeu do OTP Bank 39 milhões de euros "relativos ao preço total acordado para a venda". "O OTP Bank assegurou também o reembolso integral ao BCP do financiamento prestado por este ao Banca Millennium, no montante aproximado de 150 milhões de euros", refere o mesmo comunicado.

 

Esta venda, anunciada a 30 de Julho passado, era um dos pontos incluídos no plano de reestruturação que o BCP teve de negociar com a Direcção-Geral de Concorrência da União Europeia pelo facto de ter recebido ajuda pública (injecção de 3 mil milhões de euros em instrumentos de capital contingente – os chamados CoCos).

 

A venda ao OTP Bank, um dos grandes bancos da Europa de Leste, ocorre depois de o BCP já se ter desfeito da sua unidade na Grécia, tal como acordado com Bruxelas. O banco português também vendeu a sua posição de 49% que detinha no ramo não Vida (Ocidental e Médis) ao grupo segurador belga Ageas, neste caso, indo além daquilo que havia sido imposto por Bruxelas.

 

A operação, segundo o BCP, "tem um impacto negligenciável no rácio common equity tier 1 consolidado do BCP".

Ver comentários
Saber mais BCP OTP Bank Comissão de Mercado de Valores Mobiliários Nuno Amado
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio