Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCP reembolsa hoje o Estado em 700 milhões (act.)

Os 700 milhões de euros da ajuda estatal do BCP que faltava devolver ao Estado estão a ser pagos esta quinta-feira. Banco confirmou após o fecho do mercado o "reembolso antecipado" desta ajuda.

Chineses passam a 'dominar' BCP: Depois de anos à procura de um novo accionista de referência, o BCP atraiu a Fosun para o seu capital. O grupo chinês aproveitou a pressão sobre o banco para se tornar no seu maior accionista, com um investimento de apenas 175 milhões e deixando para trás a Sonangol. Em breve, a Fosun deve chegar a 30% do BCP. A entrada dos chineses ditou a saída do Sabadell, grupo espanhol que era parceiro histórico do banco de Nuno Amado que preferiu sair do BCP.
.
09 de Fevereiro de 2017 às 11:15
  • 24
  • ...

O BCP conclui hoje o reembolso da ajuda estatal. Segundo o CFO do banco, os 700 milhões de euros que faltava devolver ao Estado estão a ser pagos esta quinta-feira.

"O aumento de capital visava o pagamento ao Estado e neste preciso momento então a ser pagos os 700 milhões" que faltava devolver da ajuda estatal, informou Miguel de Bragança, na sessão comemorativa de entrada em bolsa das acções do aumento de capital concluído pelo banco, que decorreu esta manhã na Euronext Lisbon.

O CFO do BCP sublinhou ainda que está muito satisfeito com o facto de a instituição poder concluir o pagamento dos Coco’s, adiantando que ao contrário do que poderá ter acontecido com outros resgates no sector financeiro, no caso do BCP, "o contribuinte ficou a ganhar".

Miguel Bragança destacou que o aumento de capital marca, assim, "a fase final de um ciclo do BCP e o começo de um novo ciclo". Além de resolver a questão do capital, onde a ajuda estatal representava custos com os juros elevados, o banco conseguiu ainda, ao longo dos últimos quatro anos, melhorar a estrutura do seu balanço, equilibrando os depósitos e os créditos, adiantou o responsável.

"O BCP conseguiu baixar mais de 1000 milhões de euros o crédito duvidoso por ano, nos últimos quatro anos", rematou Miguel Bragança. 

Entretanto, após o fecho do mercado bolsista nacional, o banco liderado por Nuno Amado enviou um comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) onde confirma que procedeu esta quinta-feira, 9 de Fevereiro, ao "reembolso antecipado, ao Estado português, dos instrumentos híbridos de capital Core Tier 1 remanescentes, no montante de 700 milhões de euros".

"Este reembolso, que marca o regresso à normalização da actividade do BCP, tinha sido objecto de aprovação anterior pelo Banco Central Europeu, sujeita ao sucesso do aumento de capital que o BCP concluiu recentemente", conclui o documento.

(Notícia actualizada às 18:19 com o comunicado enviado ao regulador do mercado de capitais)

Ver comentários
Saber mais Miguel Bragança Euronext BCP aumento de capital
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio