Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE espera "proposta completa" para nova administração da CGD

António Costa prometeu a indicação de um novo presidente para a CGD esta semana. O BCE pede a apresentação de uma "proposta completa" para desencadear a avaliação da adequação da nova equipa.

Bloomberg
28 de Novembro de 2016 às 20:53
  • ...

O Banco Central Europeu aguarda a nova proposta do Governo para a administração da Caixa Geral de Depósitos. Uma proposta que espera que seja "completa", segundo diz o gabinete de imprensa ao Negócios.

 

"O BCE aguarda a recepção de uma proposta completa para o conselho de administração para que possa realizar e concluir a avaliação da adequação, que é uma exigência legal", é a resposta oficial da autoridade de supervisão.

 

Esta é a resposta dada pelo BCE às perguntas sobre como vê o BCE esta demissão do presidente do banco público, António Domingues, e de seis gestores que o acompanharam naquela decisão. E é dada apesar de a autoridade, por regra, não fazer comentários sobre instituições financeiras individuais.

 

A entidade sediada em Frankfurt tem uma palavra decisiva na definição da nova equipa, já que é pelo BCE que, à luz do Mecanismo Único de Supervisão, tem de passar a avaliação da adequação dos administradores propostos pelo accionista. Uma avaliação que não tem calendário e a equipa de saída só tem de ficar até 31 de Dezembro. 


O primeiro-ministro António Costa já prometeu a apresentação de um nome a Frankfurt esta semana. Bruxelas também deu a ideia de que aguarda a indicação da nova gestão depois de questionada sobre quais as implicações para os planos de negócio e de capitalização acordados pela equipa de António Domingues para a CGD. "A Comissão Europeia toma nota do anúncio. Esperamos que as autoridades portuguesas apresentem uma nova equipa de gestão". 

Ver comentários
Saber mais BCE Banco Central Europeu Caixa Geral de Depósitos António Domingues
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio