Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BBVA Portugal despede mais 187 trabalhadores e fecha 26 agências

O BBVA Portugal vai avançar com um novo programa de redução de postos de trabalho e encerramento de agências. No total, o banco vai ficar apenas com 12 agências de banca comercial e vai despedir 187 pessoas.

8 - BBVA – Serviços financeiros
Andrea Comas - Reuters
  • 20
  • ...
O BBVA Portugal vai avançar com um novo programa de redução de custos, que passa pela redução do número de agências e de trabalhadores. O banco vai fechar 26 agências de banca comercial e realizar um despedimento colectivo de 187 pessoas, revelou fonte oficial ao Negócios. A notícia foi inicialmente avançada pela Lusa e entretanto confirmada pelo Negócios. 

Em Novembro do ano passado o banco espanhol, que em Portugal é liderado por Luís Castro e Almeida, já tinha anunciado um plano para suprimir empregos e fechar metade das agências em Portugal. Na altura, o plano passou por fechar 43 das 81 agências do banco e um despedimento colectivo de 177 trabalhadores, ainda que, no final, tenham sido eliminados 146 postos de trabalho.

 

O BBVA passou, após o plano de ajustamento do ano passado, a ter 38 agências e 583 trabalhadores. A nova reestruturação conhecida esta quinta-feira, 12 de Novembro, vai reduzir ainda mais a presença do BBVA em Portugal, com o número de agências a descer para apenas 12. 

No total, no espaço de dois anos, o BBVA Portugal deverá fechar quase 70 agências e eliminar mais de 300 postos de trabalho.

Apesar de novos cortes, o banco garante que a intenção é continuar a operar em território nacional. O BBVA Portugal "vai manter sempre a sua presença no país, porque se trata de um mercado de grande inter-relação com Espanha, a principal geografia do grupo", garante fonte oficial da instituição financeira.

 

O objectivo é o de "permitir ao BBVA Portugal continuar a sua estratégia de crescimento de negócio com os seus clientes, garantindo um modelo de relação mais focado no serviço e alicerçado na tecnologia e proximidade através do serviço BBVA Consigo", adianta a mesma fonte.

 

"A estratégia de crescimento em Portugal consiste em reduzir os custos do modelo, ganhando, ao mesmo tempo, competitividade comercial e melhorando a qualidade do serviço."

O objectivo do programa de redução de custos anunciado no ano passado era caminhar para a rentabilidade, que não se verifica nos últimos anos. Nos últimos quatro anos o BBVA fechou com prejuízos. Em 2014 o prejuízo rondou os 60 milhões de euros. E este ano, apesar de dever diminuir, a perspectiva é que de os resultados continuem a ser negativos. No primeiro semestre foi registado um prejuízo de 11,4 milhões de euros, de acordo com o relatório publicado no site oficial. Pelo que serão necessários novos cortes de custos para fazer com que os resultado desta unidade se tornem positivos. 


(Notícia actualizada às 11:00 com mais informação)
Ver comentários
Saber mais BBVA Portugal banca BBVA despedimento emprego trabalho
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio