Notícia
BBVA supera previsões com lucros de 2,64 mil milhões
O banco espanhol atingiu receitas recorde devido às aquisições efectuadas no ano passado. Apesar dos prejuízos no terceiro trimestre, os lucros subiram na totalidade do ano passado.
O BBVA obteve um resultado líquido de 2,64 mil milhões de euros em 2015, um valor que traduz um crescimento de 0,9% face ao ano anterior e que supera as previsões dos analistas, que apontavam para lucros de 2,52 mil milhões de euros.
Tendo em conta apenas o quarto trimestre, os lucros subiram 36% para 940 milhões de euros, com o banco espanhol a beneficiar com o aumento das receitas e a descida do crédito mal parado.
Excluindo os efeitos extraordinários verificados ao longo do ano com impacto nas contas, os lucros do BBVA totalizaram 3,75 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 43,3%. No terceiro trimestre o BBVA registou prejuízos de 1,06 mil milhões de euros, devido sobretudo às perdas que teve de contabilizar com a aquisição do CatalunyaBanc e de uma posição no turco Garanti.
As várias aquisições realizadas pelo BBVA permitiram ao banco espanhol atingir um volume de receitas recorde em 2015, com um crescimento de 10,9% para 23,68 mil milhões de euros. A margem financeira aumentou 8,7% para 16,42 mil milhões de euros.
As imparidades e provisões para crédito mal parado desceram 3,3% para 4,4 mil milhões de euros. O BBVA terminou de capital CET 1 de 10,3%.