Notícia
Banco de Portugal recebeu sete propostas pelo Novo Banco
Carlos Costa anunciou na comissão de inquérito que foram recebidas sete propostas não vinculativas pelo Novo Banco.
O Banco de Portugal recebeu sete propostas não vinculativas para a aquisição do Novo Banco. A informação foi transmitida por Carlos Costa na audição desta terça-feira, 24 de Março, da comissão parlamentar de inquérito.
"Sete entidades apresentaram propostas não vinculativas para a aquisição do Novo Banco até à data-limite", disse Carlos Costa.
Ficaram para trás cerca de metade das entidades que tinham manifestado interesse pela aquisição e que tinham sido aceites pelo regulador do sector financeiro (15).
Apesar de dizer que é um "processo aberto, transparente, não discriminatório e competitivo", o responsável do Banco de Portugal não adiantou quais os nomes dessas entidades. O Negócios já avançou com cinco destas propostas: Santander, BPI, Apollo, Fosun e Anbang, estando ainda duas entidades em segredo.
O governador afirmou várias vezes que "o processo de venda está a decorrer favoravelmente", "com normalidade", verificando um forte interesse por parte dos potenciais investidores".
Neste momento, o "Banco de Portugal encontra-se a analisar estas propostas e irá seleccionar um número de potenciais compradores que passarão à fase seguinte e que prevê a apresentação de propostas vinculativas".
Carlos Costa lembrou que a operação, que diz estar a cumprir os prazos inicialmente apontados, está a ser acompanhada pela Comissão Europeia e vai ser também colocada sob escrutínio do Tribunal de Contas. O vencedor deverá ser conhecido "no Verão de 2015", disse também Carlos Costa.
(Notícia actualizada às 15h40 com mais informação)