Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco de Fomento quer financiar-se nos mercados de capitais

O Banco de Fomento, que se designará por Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), terá numa fase inicial o financiamento quase todo dependente da engenharia de fundos estruturais, mas pretende numa fase de maior maturidade da instituição conseguir dinheiro nos mercados de capitais.

24 de Abril de 2013 às 19:45
  • ...

A versão final da “Estratégia para o Crescimento e Fomento Industrial” avança que numa fase de maturidade da actividade, na qual  progressivamente será possível o acesso da IFD aos mercados de capitais, em linha com o modelo de financiamento das instituições congéneres europeias. A IFD, defende o documento, deverá fazer uma gestão prudente e conservadora, “diversificando as suas fontes de financiamento que deverão ser enquadradas numa estratégia de equilíbrio de maturidades entre a composição do passivo e do activo”.

 

No entanto, numa fase inicial de arranque da actividade correspondente aos primeiros anos do período de programação financeira 2014-2020 (vigência do próximo período de apoio do QREN): o financiamento será quase exclusivamente realizado através da componente do eixo de engenharia financeira dos fundos estruturais, e dos valores de reembolsos do actual quadro comunitário, admitindo-se que a natureza promocional, a garantia do Estado.

 

A expectativa do Governo é que a solidez do balanço e a elevada solvência da IFD seja atractiva para angariar financiamento adicional junto de instituições financeiras multilaterais, por exemplo, do Banco Europeu de Investimento e do Instituto de Crédito Oficial.

 

Ver comentários
Saber mais Banco de Fomento financiamento mercado de capitais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio