Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco polaco do BCP com lucro de 54 milhões no primeiro trimestre

O Bank Millennium obteve lucros pelo segundo trimestre seguido, apesar de ter sido obrigado a fazer provisões para fazer face aos riscos legais dos créditos em francos suíços.

João Cortesão
28 de Abril de 2023 às 08:59
  • ...
O banco polaco do BCP voltou a ter lucros no primeiro trimestre, com um resultado de 54 milhões de euros, "o que representa o segundo trimestre consecutivo com resultados positivos após um período alargado de trimestres com resultados negativos", lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM).

Contudo, o Bank Millennium assinala os "encargos elevados relacionados com a carteira de créditos denominados em CHF, que totalizaram PLN 940 milhões após impostos, 200 milhões de euros, incluindo a provisão adicional de PLN 337 milhões (72 milhões de euros)", ou seja, o chamado caso "Francowicze".

Em causa está um problema relacionado com empréstimos em francos suíços concedidos pelo Bank Millennium em 2008. A valorização da moeda helvética no mercado cambial provocou dificuldades aos titulares desses créditos e, em 2019, o Tribunal de Justiça Europeu determinou que os clientes tinham o direito de pedir a conversão dos empréstimos para a moeda local.

O BCP, que detém 50,1% da subsidiária polaca, sublinha que o lucro na Polónia teria sido de 232 milhões de euros se não tivesse de fazer estas provisões para riscos de créditos em francos suíços.

O banco refere ainda uma receita extraordinária de 127 milhões de euros, "resultante do início da cooperação estratégica para o negócio de bancassurance e que se materializou na venda de 80% da participação na subsidiária Millennium Financial Services", o que ajudou a consolidar os resultados do início de 2023.

Em termos operacionais, o BCP destaca o aumento de 31% da margem financeira do Millennium Bank, "refletindo o aumento das taxas de juros ocorrido desde outubro de 2021". As comissões líquidas diminuíram 9%.
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio