Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

APED opõe-se à introdução de pagamento nos levantamentos

A associação de empresas de distribuição elogiou a introdução de legislação europeia sobre as taxas cobradas nos pagamentos com cartões de débito e de crédito, mas opõe-se à introdução de taxas nos levantamentos em caixas Multibanco.

04 de Dezembro de 2013 às 19:58
  • ...

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) contesta a introdução de taxas nos levantamentos em caixas Multibanco, rejeitando a ideia de que os bancos vão perder dinheiro com o sistema de pagamentos electrónicos português.

 

O comunicado foi emitido a propósito da legislação europeia que vai limitar as taxas cobradas nos pagamentos com cartões de débito e de crédito, que representa uma perda de receitas anuais estimada em 140 milhões de euros. Em alternativa, Fernando Faria de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) admitiu a introdução de taxas nos levantamentos em caixas Multibanco.

 

“O que está aqui em causa é que os bancos vão ter uma falta de receita por via de legislação europeia, que quer limitar taxas, e, por isso, sentem-se tentados a cobrar comissões por levantamentos no Multibanco, o que até agora é proibido por lei em Portugal”, segundo declarações da directora-geral da APED, Ana Isabel Trigo.

 

Já a introdução de limites às taxas nos pagamentos foi bem recebida. “A APED há muito que diz que as taxas pagas pelos comerciantes portugueses são das mais elevadas no espaço europeu”, refere Isabel Trigo.

 

A associação de empresas de distribuição cita o estudo dados do Banco de Portugal que estimam uma poupança anual de 300 milhões de euros, devida aos levantamentos em Multibanco, feitos em alternativa a levantamentos ao balcão.

 

A legislação europeia vai harmonizar as taxas de pagamento nos níveis máximos de 0,2%, nos pagamentos a débito, e 0,3% nos pagamentos com cartão de crédito. Além disso, os retalhistas poderão contratar o serviço de pagamentos junto de qualquer operador do mercado europeu.

Ver comentários
Saber mais Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição APED APB
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio