Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

VW: recompra de viaturas é a solução para afectados pelo "dieselgate" nos Estados Unidos

As propostas preliminares da empresa alemã para encerrar parte da polémica nos Estados Unidos com a manipulação de gases nocivos incluem a reparação dos carros afectados, o pagamento de indemnização e a criação de um fundo ambiental.

Bloomberg
21 de Abril de 2016 às 17:31
  • ...

O construtor automóvel Volkswagen está disponível para recomprar aos clientes 482 mil das viaturas afectadas pelo escândalo de manipulação de gases nocivos nos carros da marca nos Estados Unidos.


Este é um dos compromissos estabelecidos pela firma alemã no acordo entregue esta quinta-feira à justiça norte-americana para tentar resolver o diferendo com a agência ambiental dos Estados Unidos e os donos dos 600 mil carros com motores de dois litros lesados com o "dieselgate".


A proposta feita aos tribunais, na forma de acordo de princípio, inclui ainda a possibilidade de oferecer uma "compensação substancial" aos clientes prejudicados e a hipótese de reparar os veículos. O último reduto é a recompra do carro afectado, anunciou o juiz Charles Breyer, numa audiência no tribunal de São Francisco, nos Estados Unidos.


Os valores das indemnizações, que estão a ser finalizados, não foram revelados. Esta quarta-feira o jornal alemão Die Welt avançava que deveriam ficar nos cinco mil dólares por cliente, a juntar ao recall para correcção gratuita do problema. Mas a opção de devolver o carro ao stand também está disponível.

Duas fontes não identificadas, citadas pela Reuters, referem que os compromissos podem levar a empresa a ter de provisionar 10 mil milhões de dólares (cerca de 8,84 mil milhões de euros à cotação actual).


A mesma agência já tinha avançado na noite desta quarta-feira que a marca estaria disponível para comprar na ordem das 500 mil viaturas nos Estados Unidos e para estabelecer um fundo de compensação que pode ascender a mil milhões de dólares. 

Breyer deu agora dois meses (até ao próximo dia 21 de Junho) para que as propostas preliminares de acordo sejam submetidas a discussão pública, antes da assinatura formal dos documentos.

O juiz emitiu entretanto uma ordem de restrição em relação à divulgação de informação até que o acordo final seja alcançado e repreendeu as partes pela fuga de pormenores do acordo para a imprensa nos últimos dias.

Fora do acordo estão os proprietários de cerca de 90 mil veículos diesel (incluindo Audi e Porsche) e o compromisso agora pré-alcançado não resolve a totalidade dos casos judiciais que pendem nos Estados Unidos sobre a VW. O Departamento de Justiça continua a investigar se a manipulação das emissões foi intencional.


Os títulos da Volkswagen fecharam o dia a valorizar 4,45% para 126,65 euros, depois das notícias dos últimos dias terem alimentado o optimismo em relação a um acordo que ponha fim ao diferendo no mercado norte-americano.

Ver comentários
Saber mais Volkswagen EUA Audi Porsche automóvel crime lei e justiça emissões dieselgate
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio