Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Toyota chama 6,5 milhões de veículos às oficinas

Corolla, o Camry, o Highlander e o RAV4 são alguns dos modelos visados na operação de "recall" que a Toyota se viu obrigada a fazer. Em causa está um defeito no dispositivo de abertura das janelas.

6ª Toyota - marca avaliada em 49,048 milhões de dólares (43,74 milhões de euros)
Bloomberg
21 de Outubro de 2015 às 09:15
  • 1
  • ...

Mais uma chamada às oficinas na indústria automóvel. Desta vez, foi o vidro dos veículos a obrigar a japonesa Toyota a convocar a revisão de 6,5 milhões de automóveis em todo o mundo.

 

Segundo dados divulgados pela Bloomberg, que cita um e-mail da empresa, a Europa conta com 1,2 milhões dos automóveis que têm de regressar às oficinas para serem corrigidos. A grande maioria, 2,7 milhões, são da América do Norte e 600 mil do Japão, segundo a mesma fonte. Ainda não foi possível saber o número de veículos afectados em Portugal.  

 

Os modelos alvo de "recall", a expressão para a chamada de veículos às oficinas para correcção de problemas herdados antes da venda (e por isso consertados gratuitamente), são o Corolla, o Camry, Highlander e o RAV4.

 

Em causa está um problema no dispositivo de abertura dos vidros que, de acordo com a Bloomberg, pode levar a um curto-circuito e, daí, a um fogo. Na oficina, será aplicado um lubrificante para correcção desse problema, sendo que o processo deverá demorar cerca de 45 minutos.

 

A Toyota diz desconhecer quaisquer acidentes que tenham sido provocados por este problema, adiantando ter recebido a indicação de uma queimadura na mão de um condutor nos Estados Unidos.

 

Segundo o e-mail citado pela Bloomberg, os veículos chamados pela Toyota produzidos no Japão saíram das fábricas entre Janeiro de 2005 e Agosto de 2006 e entre Agosto de 2008 e Junho de 2010. Já o fabrico de veículos fora do Japão afectado por esta iniciativa ocorreu entre Agosto de 2005 e Agosto de 2006 e entre Janeiro de 2009 e Dezembro de 2010.

 

A Toyota assinala, ainda, que as partes envolvidas neste "recall" foram fornecidas pela Tokai Rika, que pertence ao grupo. Aliás, as acções da empresa começaram logo a cair quando anunciado que teria de constituir provisões de 14,5 mil milhões de ienes (107 milhões de euros) para cobrir os custos da operação.
 

Estas chamadas às oficinas têm ocorrido, nos últimos tempos, devido aos airbags fabricados pela Takata, como aconteceu em Maio passado, nessa altura também afectando 6,5 milhões de veículos. A Bloomberg falou com a porta-voz da Toyota, Kayo Doi, que assinalou que esta acção envolve veículos já convocados em 2009 noutro "recall". 

Contactada pelo Negócios, fonte oficial da Toyota em Portugal esclareceu que a empresa está "ainda a averiguar o número de viaturas envolvidas" no país.

(Notícia actualizada às 16:00 com posição da Toyota em Portugal)

Ver comentários
Saber mais Toyota recall automóvel
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio