Notícia
Toyota e Mazda vão produzir juntas nos EUA e criar 4 mil empregos
As empresas japonesas estabeleceram uma aliança que prevê ainda cooperação no desenvolvimento de tecnologias relacionadas com veículos eléctricos e carros autónomos.
A Toyota e a Mazda vão unir esforços para produzir automóveis nos Estados Unidos. As duas fabricantes japonesas anunciaram esta sexta-feira, 4 de Agosto, que vão construir uma unidade de produção em solo americano e desenvolver, em conjunto, tecnologias relacionadas com veículos eléctricos.
Neste sentido, a Toyota – a segunda maior fabricante do mundo, em termos de volume de vendas, no ano passado – vai ter uma participação de 5% na Mazda, e esta uma participação de 0,25% na Toyota.
A linha de montagem das fabricantes japonesas, um investimento avaliado em 1,6 mil milhões de dólares, terá uma capacidade de produção de 300 mil veículos por ano – divididos pelas duas – e criará quatro mil postos de trabalho.
Segundo as informações avançadas pelas empresas, e citadas pela Reuters, esta unidade deverá estar operacional em 2021.
Como parte do acordo, a Toyota e a Mazda vão ainda unir esforços para desenvolver tecnologias relacionadas com os veículos eléctricos e com o carro autónomo.
A Toyota tem feito alianças com concorrentes mais pequenos nos últimos anos, como é o caso da Subaru, em que detém uma participação de 16,5%.
De acordo com a Reuters, a Toyota também está a tentar uma aproximação à Suzuki para estabelecer uma parceria ao nível da investigação e desenvolvimento, e fornecimento de peças, procurando tirar vantagem da rival em mercados asiáticos emergentes.