Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Saiba quais foram as empresas de automóveis alvo de coima pela Concorrência em Espanha

A coima de 171 milhões de euros foi aplicada pela Comissão Nacional para os Mercados e Concorrência a um conjunto de 21 empresas que actuam no mercado da distribuição e comercialização automóvel devido a práticas de cartelização.

Negócios 29 de Julho de 2015 às 12:21
  • ...
A Comissão Nacional para os Mercados e Concorrência (CNMC) aplicou uma coima de 171 milhões de euros a um total de 21 empresas que operam no sector da distribuição e comercialização automóvel devido a alegadas práticas de cartelização. Segundo avança esta quarta-feira, 29 de Julho, o jornal espanhol Cinco Días, além destas empresas cujos serviços pós-venda abrangem todo o território espanhol, estão também em causa duas empresas de consultoria (Urban Science e Snap-On) que também terão adoptado procedimentos contrários à lei da concorrência.

Em comunicado, a CNMC faz referência à prática continuada e consistente de troca sistemática de informação comercial confidencial e sensível e que abrangia praticamente todas as actividades das empresas penalizadas: venda de veículos novos e usados, prestação de serviços de oficina, reparação, manutenção e venda de peças.

O Cinco Días acrescenta que as empresas sancionadas representam 91% da quota do mercado de distribuição de automóveis em Espanha, incluindo quase a totalidade das marcas designadas de generalistas e ainda algumas consideradas "premium".

A entidade patronal do sector (Anfac) reagiu de pronto garantindo não admitir que se coloque em causa "a concorrência no mercado automóvel espanhol", acrescentando que este é mesmo um dos mais competitivos no espaço europeu.

Ainda segundo o comunicado divulgado pela CNMC, a troca de informação privilegiada ocorria, por norma, em reuniões dos vários responsáveis de marketing e pós-venda das empresas sinalizadas, designadamente durantes as denominadas de "Jornadas de Construtores". Já a Snap-On e a Urban Science, garante a CNMC, assumiam um papel determinante enquanto facilitadores das referidas práticas de cartel.

No entanto, apesar das coimas inicialmente aplicadas a um total de 23 empresas, a CNMC concedeu isenção de pagamento de coimas a SEAT S.A., e ainda a Volkswagen Audi España S.A. e a Porsche Ibérica S.A. (que pertencem ao grupo SEAT S.A.), devido à sua condição de requerentes de clemência, adianta o Cinco Días. 
Lista (e valor da coima) das empresas sancionadas:

Automóviles Citroën España: 14,7 millones de euros

B&M Automóviles España: 776.012 euros

BMW Ibérica: 8 millones de euros

Chevrolet España: 138.580 euros

Chrysler España: 265,5 euros

Fiat Group Automobiles Spain S.A: 6,9 millones de euros

Ford España: 20,234 millones de euros
General Motors España: 22,8 millones de euros

Honda Motor Europe: 609.325 euros
Hyundai Motor España: 4,4 millones de euros

Kia Motor Iberia: 2 millones de euros

Mazda Automóviles España: 656.390 euros
Mercedes Benz España: 2,3 millones de euros
Nissan Iberia: 3,157 millones de euros

Peugeot España: 15,722 millones de euros

Renault España: 18,203 millones de euros
Snap-on Business Solutions S.L: 52.785 euros

Toyota España: 8,6 millones de euros

Urban Science España: 70.039 euros

Volvo Car España: 1,7 millones de euros

Ver comentários
Saber mais CNMC Espanha Cartelização Mercado Automóvel Coima
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio