Notícia
Produção automóvel cresce em Portugal apesar de quebra em Agosto
O valor de Agosto é explicado pela quebra generalizada da produção em todas as categorias de automóveis. A produção de veículos pesados é a que mais puxa negativamente pelos resultados.
A produção de veículos automóveis cresceu 6,8% entre Janeiro e Agosto deste ano, quando comparado com igual período do ano passado. Nos primeiros oito meses de 2014, produziram-se 111.297 veículos em Portugal.
Contudo, o mês de Agosto não segue esta tendência positiva. Neste mês foram produzidos 2.642 viaturas, o que representa um decréscimo de 15,2% em termos homólogos. Os números são da ACAP - Associação Automóvel de Portugal.
O valor é explicado pela quebra generalizada da produção em todas as categorias de automóveis. A produção de veículos pesados é a que mais puxa negativamente pela produção de Agosto, caindo 63,2%. É também esta categoria que impede que o balanço dos primeiros oito meses de 2014 seja mais positivo.
A Autoeuropa, por exemplo, viu a sua produção total cair 50% em Agosto. Neste mês, a fábrica de Palmela esteve com a produção parada durante seis dias. Contudo, está a subir 11,2% nos primeiros oito meses do ano.
Da produção automóvel produzida no país até Agosto, 96,7% destinou-se ao mercado externo. Em termos homólogos, a exportação destes produtos cresceu 5,5%. Toyota e Seat são as marcas que mais exportam.
A União Europeia continua a absorver a maior parte da produção nacional (75,4%), destacando-se os mercados alemão, francês e britânico.
A seguir à Alemanha, a China assume-se como o principal país de destino das exportações nacionais de veículos automóveis.