Notícia
Mercado automóvel regista crescimento homólogo de 31,1% em Agosto
O sector automóvel manteve, em Agosto, o desempenho positivo que vem sendo registado em 2014. Se em Agosto registou um crescimento homólogo de 31,1%, nos primeiros oito meses deste ano registou uma variação positiva, face a igual período em 2013, de 38,7%.
Os dados divulgados esta segunda-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP) mostram que o sector automóvel continuou, em Agosto, o registo positivo que vem acumulando em 2014. O número de veículos ligeiros e pesados vendidos em Agosto registou um crescimento homólogo de 31,1%.
Desde o início do ano, o sector automóvel teve uma evolução homóloga positiva de 38,7%, comparativamente aos primeiros oito meses de 2013.
No entanto, os últimos meses têm registado uma desaceleração do crescimento verificado no início deste ano, algo que se deve ao facto, explica a ACAP, de a recuperação deste sector ter começado a sentir-se na segunda metade de 2013.
Os dados disponibilizados pela ACAP mostram ainda que, apesar do crescimento verificado nos últimos meses, o comportamento do mercado automóvel continua a registar valores inferiores aos anos anteriores a 2012.
No passado mês de Agosto foi vendido um total de 9.363 automóveis, que compara com uma média, dos últimos dez anos, de 12.352 veículos vendidos.
Em Agosto, a melhor evolução homóloga foi a dos veículos comerciais ligeiros (+73%), enquanto a venda de ligeiros de passageiros subiu 26% e a de veículos pesados caiu ligeiros 0,7%.
Quanto aos primeiros oito meses deste ano, a variação homóloga da comercialização de veículos comerciais ligeiros voltou a registar a melhor performance com um crescimento de 61,4%. O crescimento dos segmentos de ligeiros de passageiros (35,7%) e de veículos pesados (35%) registou um comportamento aproximado.