Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Peugeot aprova aumento de capital de três mil milhões de euros

A administração do grupo automóvel liderado por Carlos Tavares aprovou um plano de aumento de capital de três mil milhões de euros. Os chineses da Dongfeng Motor e o Estado francês adquirem, cada um, 14% da empresa.

Bloomberg
20 de Janeiro de 2014 às 11:10
  • ...

A administração da Peugeot PSA Citroën aprovou um aumento de capital no valor de três mil milhões de euros, para fazer face aos custos de reestruturação da marca, que tem vindo a sofrer com a quebra do mercado automóvel na Europa.

 

A notícia avançada pela Reuters diz que o plano foi aprovado no Domingo e conta com uma injecção de 750 milhões de euros do Governo gaulês e outra, de igual valor, dos chineses da Dongfeng Motor.

 

A marca vai procurar captar 1,4 mil milhões de euros junto dos restantes accionistas, incluindo 100 milhões de euros da família Peugeot. "Foi aprovada uma possível venda de uma participação ao grupo Dongfeng Motor", disse uma fonte não identificada à agência noticiosa.

 

A marca diz necessitar dos recursos que está a pedir aos accionistas e ao parceiro chinês para continuar a ser competitiva no médio prazo. No último ano, a empresa terá dispendido um total de 1,5 mil milhões de euros em custos operacionais. A estes acrescem custos de reestruturação, diz a Reuters.

 

A marca enfrenta um mercado automóvel em contração, há seis anos, na Europa, e enfrenta a concorrência de outros gigantes do mercado automóvel que têm conseguido aumentar os volumes de vendas através da presença em mercados emergentes.

 

Na operação, o Governo francês e a Dongfeng vão adquirir uma participação de 14% do fabricante automóvel ao passo que a família Peugeot vai reduzir a sua participação de 25,5% para 14%.

 

O presidente do conselho de administração chegou a opor-se ao reforço dos capitais planeado por um dos seus primos e pelo antigo presidente executivo da marca, Philipe Varin. O português Carlos Tavares (na foto) está a liderar o grupo PSA desde dia 1 de Janeiro.

Ver comentários
Saber mais Peugeot PSA Citroën Reuters grupo Dagong Europa Peugeot Carlos Tavares grupo PSA automóvel economia negócios e finanças Informação sobre empresas indústria metalomecânica e engenharia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio