Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Negociações na Autoeuropa serão retomadas a 4 de Setembro

As negociações entre a Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa e a administração da fábrica da Volkswagen em Palmela serão retomadas a 4 de Setembro.

Bruno Simão
20 de Agosto de 2018 às 16:10
  • ...

As negociações entre a Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa e a administração da fábrica da Volkswagen em Palmela serão retomadas a 4 de Setembro, indicou esta segunda-feira ao Negócios o coordenador da CT, Fausto Dionísio. Assim, um dos principais pontos de discórdia – o pagamento a dobrar do trabalho ao domingo – só ficará fechado após o novo horário de laboração contínua entrar em vigor.

Esta será a primeira reunião após a entrega pelos trabalhadores do caderno reivindicativo aprovado em plenários realizados a 19 de Julho. A fábrica da Autoeuropa encontra-se encerrada neste momento devido ao habitual "shutdown" de Agosto, que termina na próxima quarta-feira.

A partir de quinta-feira, 23 de Agosto, entra em funcionamento o novo horário de laboração contínua, que prevê um total de 19 turnos por semana - três turnos diários de segunda a sexta-feira e dois turnos ao sábado e ao domingo. A remuneração será feita de acordo com o que foi estabelecido no pré-acordo, entretanto rejeitado pelos trabalhadores, indicou ao Negócios fonte oficial da administração da empresa.

O caderno reivindicativo aprovado pelos trabalhadores exige, entre outras medidas, aumentos salariais de 4% no próximo ano, com um valor mínimo de 36 euros, o pagamento de um prémio de laboração contínua de 100% ao domingo, tal como já sucede ao sábado, a passagem, até Setembro de 2019, de 400 contratos a prazo para contratos sem termo, a atribuição de três dias extra de férias e uma entrega especial de 100 mil euros para o Fundo de Pensões.

A CT apresentou o caderno reivindicativo após a administração ter recusado discutir isoladamente a questão da compensação a pagar pela laboração contínua a partir de Agosto. Os trabalhadores contestam a proposta da administração da fábrica de Palmela que recusa o pagamento de um acréscimo de 100% no trabalho ao domingo, como sucede ao sábado, no novo horário de laboração contínua. 

(Notícia actualizada às 19:40 com declarações da administração da Autoeuropa)
  

Ver comentários
Saber mais Autoeuropa Comissão de Trabalhadores Volkswagen Palmela Fausto Dionísio WLTP trabalho automóvel
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio