Notícia
Autoeuropa vale 75% da produção automóvel e 77% das exportações
A fábrica da Autoeuropa, em Palmela, foi responsável por três quartos da produção automóvel em Portugal no primeiro semestre e representou 76,8% das exportações de veículos do país, indicam os dados revelados esta quarta-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
A fábrica da Autoeuropa, em Palmela, foi responsável por três quartos da produção automóvel em Portugal no primeiro semestre e representou 76,8% das exportações de veículos do país, indicam os dados revelados esta quarta-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
Entre Janeiro e Junho, a fábrica da Volkswagen produziu 115.715 viaturas, o que representa 75,1% dos 154.045 veículos produzidos em Portugal. No segmento de ligeiros de passageiros, a Autoeuropa fabricou 93% do total nacional.
A unidade de Palmela registou uma subida de 151,1% na produção face ao primeiro semestre do ano passado, impulsionada pelo novo modelo T-Roc.
A Mitsubishi Fuso Truck Europe produziu 4.155 unidades, uma quebra de 20,4% face a igual período em 2017. Esta descida é explicada em grande medida pelo início da produção do Eagle para o mercado dos EUA, sendo que a fábrica do Tramagal apenas fabrica o chassis e a cabine. Assim, estas unidades não são contabilizadas pela ACAP como viaturas produzidas, explicou recentemente ao Negócios o CEO da empresa, Jorge Rosa.
Quase 150 mil veículos exportados
As exportações de automóveis atingiram as 149.310 unidades no primeiro semestre, uma subida de 89,6%, sendo que 96,9% da produção automóvel destina-se aos mercados externos.
Os principais destinos são a Alemanha, que absorve 20,9% da produção, seguida da França (14,7%), Espanha (11,6%) e Itália (10,6%).
A ameaça das tarifas impostas pelos EUA à importação de automóveis da Europa não deverá ter um impacto significativo nas fábricas portuguesas, uma vez que as vendas para o continente americano representaram apenas 0,1% do total entre Janeiro e Junho.
Embora não de imediato, o risco de não haver acordo comercial com o Reino Unido após o Brexit poderá ter um efeito mais acentuado, uma vez que este mercado representa 9,4% das vendas ao exterior do sector automóvel português.