Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Não havia um Abril tão bom para a produção automóvel desde 2008

Saíram de todas as fábricas portuguesas mais veículos em Abril do que em igual mês do ano passado. Uma realidade extensível aos quatro meses de 2014 para os quais já há dados.

  • 2
  • ...

O melhor Abril em seis anos. É preciso recuar até Abril de 2008 até encontrar uma tão elevada produção automóvel como aconteceu no quarto mês de 2014. Uma diferença de seis anos que continua a ser sustentada pela exportação, apesar da melhoria no mercado interno.

 

Foram produzidos 16.360 veículos nas fábricas portuguesas em Abril passado. Uma subida de 16,3% em relação ao mesmo mês do ano passado. Nos anos anteriores não havia um número tão elevado no quarto mês: só em 2008, ano em que a produção superou as 17.000 unidades, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira, 14 de Maio, pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

 

O grande impulso para o movimento de Abril – que é replicável no período entre Janeiro e Abril – veio dos comerciais ligeiros, embora também os ligeiros de passageiros tenham registado um bom desempenho. Os pesados impediram uma maior melhoria. De todos os centros de produção nacional ainda a operar saíram mais veículos no mês passado do que em igual mês de 2013. Um movimento positivo na produção que acompanha aquilo que tem acontecido nas vendas, onde os números têm mostrado uma recuperação.

 

Olhando para o quadrimestre, foram produzidos 60.817 veículos automóveis, neste caso, um avanço homólogo de 17,8%. 1.785 unidades foram para consumo interno, 2,9% do total. As restantes 15.870 foram para exportação. 97,1% da produção automóvel nacional teve como destino o mercado externo (Alemanha continua a ser o grande mercado, seguida da China e França).

 

A subir todas as marcas ajudam

 

Os números, divulgados pela ACAP, foram positivos para todas as fábricas automóveis nacionais. A maior unidade fabril, a Autoeuropa, que produz as marcas Volkswagen e Seat, registou um avanço na produção na ordem dos 11,8% entre Janeiro e Abril, para um total de 36.547 unidades.

 

A PSA, da Peugeot e Citröen, verificou um crescimento de 34% no quadrimestre, totalizando 22.559 veículos produzidos.

 

No mesmo período, a Mitsubishi Fuso Truck Europe produziu 1.303 veículos, mais 2,7% que em igual período do ano passado. Da Toyota Caetano, com uma menor quota de mercado, saíram 408 unidades, uma subida de 4,1%.

 

Como já avançado pelo Negócios, a V.N. Automóveis já não tem automóveis da marca Isuzu a serem fabricados. Nos primeiros quatro meses de 2013, tinham sido produzidas 426 unidades naquela instalação fabril.

Ver comentários
Saber mais Associação Automóvel de Portugal ACAP automóvel
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio