Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Há pelo menos 10 anos que não havia um Janeiro com tão pouca produção de automóveis ligeiros

A quebra na Autoeuropa prejudicou o desempenho da produção automóvel de ligeiros em Portugal. Os pesados também perderam terreno. Foram os comerciais ligeiros a impedir uma maior diminuição nos veículos produzidos em terreno lusitano.

Mitsubishi planeia deixar de produzir veículos na Europa a partir de 2013
11 de Fevereiro de 2014 às 19:27
  • 3
  • ...

As vendas de automóveis ligeiros em Portugal aumentaram em Janeiro mas o mesmo não se pode dizer da montagem de ligeiros de passageiros  em território nacional no mesmo período. A quebra deve-se, essencialmente, à Autoeuropa, fábrica de onde saem os carros da Volkswagen e Seat.

 

Saíram das unidades portuguesas 7.522 ligeiros de passageiros no mês de Janeiro, o que representa uma diminuição de 12,2% em relação ao mesmo mês do ano passado. Não era registado um número tão baixo desde, pelo menos, 2005, ano a partir do qual a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) compila dados.

 

A Autoeuropa, a maior fábrica portuguesa do sector, em Palmela, produziu 5.771 ligeiros de passageiros, uma quebra homóloga de 23,5% ou de perto de 2.000 automóveis.

 

Em sentido inverso avançou a Peugeot Citröen. Com a fábrica em Mangualde, foram produzidos mais 71,5% ligeiros daquelas duas marcas francesas. Uma subida para os 1.751 veículos.

 

Olhando para outro segmento de veículos, os pesados apresentaram um desempenho negativo no primeiro mês de 2014, com uma produção 17% inferior à do mesmo mês do ano passado. Foram fabricados 264 veículos pesados. Pior, só mesmo em 2005.

 

Os comerciais ligeiros impediram um comportamento mais negativo de todo o sector automóvel fabril. As fábricas portuguesas montaram 4.216 unidades deste segmento, mais 13,9% em termos homólogos.

 

No seu todo, incluindo ligeiros de passageiros, comerciais ligeiros e pesados, a produção automóvel nacional verificou, em 2014, o pior primeiro mês de um ano desde 2010. Foi, aliás, o terceiro pior Janeiro dos últimos dez anos para a produção automóvel portuguesa. Saíram das fábricas nacionais 12.002 automóveis de todos os segmentos, um deslize de 4,7% em relação ao mesmo mês de 2013.

 

Deste valor global, 96,6% dos veículos montados em Portugal foram exportados enquanto os restantes 3,4% tinham como destino o mercado interno.

 

 

 

Ver comentários
Saber mais Autoeuropa Portugal Associação Automóvel de Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio