Notícia
Donos de Tesla vão ter oficina à porta de casa
Os proprietários de automóveis Tesla em Portugal vão passar a ter concessionário e oficina oficial da marca norte-americana à porta de casa. Utilizadores de carro eléctrico no país acreditam que as vendas de veículos verdes vão crescer com a segurança dada pela garantia oficial.
Comprar um carro eléctrico por mais de 70 mil euros e ter de fazer mais de dois mil quilómetros para obter assistência oficial – este é o panorama actual para os cerca de 140 donos de Tesla em Portugal.
A ausência de um centro de serviço no país levou os proprietários portugueses da marca norte-americana a juntarem-se em Lisboa, em Maio de 2016. O objectivo era lançar um apelo para a empresa instalar uma oficina em Portugal.
A reunião despertou o interesse de Elon Musk, que respondeu via redes sociais com um "OK": o objectivo de chamar a atenção da Tesla já tinha sido alcançado.
Passados oito meses, eis que a Tesla anuncia a chegada oficial a Portugal com o pacote completo: loja e centro de serviços em Lisboa, a partir do segundo semestre deste ano.
Mas para quem não quiser esperar, já está disponível o site onde é possível encomendar os carros eléctricos para Portugal. Para já, é possível comprar o Model S e o Model X no site.
No comunicado divulgado esta sexta-feira, 27 de Janeiro, a empresa liderada por Elon Musk revela que é expectável que as "primeiras encomendas para o Model S e o Model X sejam entregues já no segundo trimestre, e os veículos serão entregues em Lisboa".
Analisando o site da marca, os preços começam nos 85 mil euros para o Model S 60 e terminam nos 169 mil euros para o Model X P100D.
Até agora, os portugueses tinham duas opções: ou compravam o carro via site da Tesla, e tinham de o ir buscar à Holanda; ou através do aluguer de longa duração, na empresa ZEEV.
A chegada oficial da Tesla foi imediatamente saudada pela Associação dos Utilizadores de Veículos Eléctricos (UVE), que tinha organizado o encontro de proprietários em Maio, que teve lugar junto do Padrão dos Descobrimentos.
"Eu compro o carro em Portugal e matriculado em Portugal. Se tiver algum problema entrego aqui o Tesla, com um carro de cortesia à disposição", afirma Henrique Sanchéz, presidente da UVE.
Mas será que a chegada oficial da marca a Portugal vai fazer aumentar as vendas? "Isto vai seguramente fazer explodir as vendas dos Tesla em Portugal", acredita Henrique Sanchéz.
"Eu conheço algumas pessoas que só estavam à espera de ter a garantia da marca para comprar um Tesla, porque dá mais segurança. Se houver uma avaria técnica ou um acidente, entrega o carro aqui e não em França ou em Espanha. A garantia e o centro de serviços em Portugal é fundamental ", sublinha o líder da UVE.
As vendas de carros eléctricos, em 2016, voltaram a bater recordes pelo quarto ano consecutivo, com a ajuda dos benefícios fiscais, da maior autonomia e preços mais competitivos dos veículos, e também com o andamento da conclusão da rede de carregamento.
Por seu turno, a ZEEV vai continuar com o seu negócio de aluguer de longa duração de Tesla em Portugal. A empresa de Carlos Jesus já forneceu cerca de 100 Tesla a clientes portugueses. A ZEEV também vai manter a sua oficina de assistência a carros eléctricos, incluindo Tesla.
Carlos Jesus sublinha que a Tesla "acelerou" a sua entrada em Portugal devido à evolução positiva das vendas no país, especialmente em comparação com mercados maiores, como Espanha.
A ausência de um centro de serviço no país levou os proprietários portugueses da marca norte-americana a juntarem-se em Lisboa, em Maio de 2016. O objectivo era lançar um apelo para a empresa instalar uma oficina em Portugal.
Passados oito meses, eis que a Tesla anuncia a chegada oficial a Portugal com o pacote completo: loja e centro de serviços em Lisboa, a partir do segundo semestre deste ano.
Mas para quem não quiser esperar, já está disponível o site onde é possível encomendar os carros eléctricos para Portugal. Para já, é possível comprar o Model S e o Model X no site.
No comunicado divulgado esta sexta-feira, 27 de Janeiro, a empresa liderada por Elon Musk revela que é expectável que as "primeiras encomendas para o Model S e o Model X sejam entregues já no segundo trimestre, e os veículos serão entregues em Lisboa".
Analisando o site da marca, os preços começam nos 85 mil euros para o Model S 60 e terminam nos 169 mil euros para o Model X P100D.
Até agora, os portugueses tinham duas opções: ou compravam o carro via site da Tesla, e tinham de o ir buscar à Holanda; ou através do aluguer de longa duração, na empresa ZEEV.
A chegada oficial da Tesla foi imediatamente saudada pela Associação dos Utilizadores de Veículos Eléctricos (UVE), que tinha organizado o encontro de proprietários em Maio, que teve lugar junto do Padrão dos Descobrimentos.
"Eu compro o carro em Portugal e matriculado em Portugal. Se tiver algum problema entrego aqui o Tesla, com um carro de cortesia à disposição", afirma Henrique Sanchéz, presidente da UVE.
Mas será que a chegada oficial da marca a Portugal vai fazer aumentar as vendas? "Isto vai seguramente fazer explodir as vendas dos Tesla em Portugal", acredita Henrique Sanchéz.
"Eu conheço algumas pessoas que só estavam à espera de ter a garantia da marca para comprar um Tesla, porque dá mais segurança. Se houver uma avaria técnica ou um acidente, entrega o carro aqui e não em França ou em Espanha. A garantia e o centro de serviços em Portugal é fundamental ", sublinha o líder da UVE.
As vendas de carros eléctricos, em 2016, voltaram a bater recordes pelo quarto ano consecutivo, com a ajuda dos benefícios fiscais, da maior autonomia e preços mais competitivos dos veículos, e também com o andamento da conclusão da rede de carregamento.
Por seu turno, a ZEEV vai continuar com o seu negócio de aluguer de longa duração de Tesla em Portugal. A empresa de Carlos Jesus já forneceu cerca de 100 Tesla a clientes portugueses. A ZEEV também vai manter a sua oficina de assistência a carros eléctricos, incluindo Tesla.
Carlos Jesus sublinha que a Tesla "acelerou" a sua entrada em Portugal devido à evolução positiva das vendas no país, especialmente em comparação com mercados maiores, como Espanha.