Notícia
Tesla abre loja em Lisboa no segundo semestre
A Tesla começa a aceitar encomendas online para os veículos do Model S e do Model X a partir desta sexta-feira. A empresa anunciou que vai abrir uma loja na capital portuguesa na segunda metade do ano.
A Tesla revelou esta sexta-feira, 27 de Janeiro, que vai abrir uma loja e um centro de serviços em Lisboa na segunda metade deste ano. Além disso, a partir desta sexta-feira é possível encomendar online automóveis da empresa norte-americana. Mas apenas o Model S e o Model X.
Em comunicado, a empresa liderada por Elon Musk revela que é expectável que as "primeiras encomendas para o Model S e o Model X sejam entregues já no segundo trimestre, e os veículos serão entregues em Lisboa".
O Model S tem uma autonomia de 632 quilómetros e foi desenhado para "ser o carro mais seguro e entusiasmante das estradas". "Oferece um desempenho inigualável através do seu único e exclusivo sistema de propulsão eléctrico Tesla que pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos". Para adquirir um carro deste modelo, os preços começam nos 76.300 euros.
Já o Model X é um carro utilitário desportivo "mais seguro, mais rápido e mais capacitado nas estradas". "Com tracção integral e com autonomia de até 565 km (NEDC) com uma única carga, o Model X adapta-se a um estilo de vida activo e inclui um amplo espaço para sete adultos e todos os seus equipamentos. O Model X é incrivelmente rápido e consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,1 segundos", avança a companhia. Este modelo é mais dispendioso que o anterior, sendo que precisa de, pelo menos, 107.000 euros para adquirir um.
O comunicado da empresa sustenta ainda que "a maioria dos proprietários conduzem durante o dia e recarregam o veículo à noite, sendo que a carga está completa para ser usado logo pela manhã".
"Acreditamos que a melhor maneira de recarregar os veículos eléctricos são durante as horas em que não estão a ser utilizados, tal conforme fazemos com os nossos telemóveis. Os Superchargers estarão disponíveis no final do segundo semestre de 2017 e o programa ‘Destination Charging’ será iniciado durante as próximas semanas".
Portugueses pediram a Tesla em Portugal
Se um português quiser assistência oficial para o seu Tesla, tem que viajar 1200 quilómetros para chegar à oficina mais próxima. Por estas razões, os donos portugueses desta marca juntaram-se em Maio do ano passado para lançar um apelo à companhia norte-americana: queremos a Tesla em Portugal.
"Neste encontro foi feito um apelo à Tesla no sentido da instalação de um "service center" em Portugal, o mais rápido possível, pois o mais perto encontra-se a 1.200 quilómetros de distância", segundo a Associação de Utilizadores de Veículos Eléctricos (UVE) que sublinha que o país está na "zona de não garantia" da marca.
O recado foi deixado em Portugal a um domingo e, passadas apenas 96 horas, o dono da Tesla foi às redes sociais dar troco. Elon Musk partilhou uma notícia no Twitter sobre o apelo dos portugueses. E respondeu com um "OK" ao pedido nacional.
E parece que o "Ok" se tornou realidade.
Tesla esteve em Portugal a discutir rede de supercarregadores
Douglas Alfaro, o director regional da infra-estrutura de carregamento da Tesla Motors para o sul da Europa, esteve em Setembro em Lisboa para discutir com o Governo a possibilidade de estender a Portugal a rede de supercarregadores de carros eléctricos e o estabelecimento de uma representação formal do fabricante no país.
(Notícia actualizada pela última vez às 10:07)