Notícia
Americano morre em acidente com carro de condução autónoma
As autoridades norte-americanas estão a investigar o acidente ocorrido em Maio. O episódio poderá atrasar ainda mais a entrada da tecnologia de condução autónoma nas estradas.
Há já uma morte a registar devido à tecnologia de condução autónoma. A história foi anunciada esta quinta-feira, 30 de Junho, e ganhou destaque nos jornais um pouco por todo o mundo.
Joshua Brown, com 40 anos, embateu em Maio contra a traseira de um camião numa estrada da Florida, Estados Unidos da América. Seguia a bordo de um Tesla S equipado com a funcionalidade de piloto automático, que permitia mudar automaticamente de faixa e reagir ao tráfego automóvel.
A Tesla, dedicada à produção de carros eléctricos, já explicou o porquê da falha: a tecnologia não reconheceu "o lado branco do atrelado do camião". A empresa recordou ainda que os condutores têm de manter as mãos ao volante mesmo quando estão em piloto automático.
Os travões deste modelo que custa 66 mil dólares – cerca de 60 mil euros – não foram, por isso, activados. O condutor do camião envolvido no acidente não sofreu qualquer dano físico. As autoridades norte-americanas estão a investigar o acidente e o modelo da Tesla em causa.
O episódio vem representar consequências negativas para a condução autónoma, considerada uma das grandes tendências do mercado automóvel para os próximos anos, aumentando as desconfianças dos reguladores nacionais em autorizar a introdução desta tecnologia nas suas estradas.
A Tesla reforçou que os carros controlados com piloto automático já fizeram mais de 200 milhões de quilómetros, sem se registarem outros acidentes.