Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Catarina Martins: Relatório do SIRESP "tem contradições"

A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu esta terça-feira que o sistema de comunicações usado para combate a incêndios devia ser público.

Reuters
  • 4
  • ...

A líder do Bloco de Esquerda desvalorizou a conclusão saída da avaliação do SIRESP aos incêndios em Pedrogão Grande, ao afirmar que o relatório conhecido esta terça-feira "tem algumas contradições" e que a Protecção Civil, que esteve no terreno a combater o fogo, diz que "houve falhas graves e que o SIRESP foi um entrave ao combate". 

Catarina Martins falava aos jornalistas em Serpa à margem de uma visita a uma unidade de saúde. 

"A Autoridade Nacional para a Protecção Civil diz que houve falhas graves e que o SIRESP foi um entrave ao combate", disse a coordenadora bloquista, acrescentando também que o relatório do SIRESP "tem algumas contradições", ao concluir que "esteva à altura da complexidade" dos incêndios ao mesmo tempo que "diz que houve sobrecargas". 

"Já devíamos ter aprendido que devemos ter um sistema de comunicações totalmente público", disse aos jornalistas, referindo que "é preciso que os diagnósticos passem à prática". 

Catarina Martins lembrou que o Bloco de Esquerda foi sempre contra o SIRESP por ter um "modelo financeiro que é absurdo", custando ao Estado "cinco vezes mais di que o custo de montar a operação", e por causa do modelo técnico com que funciona - "o
 SIRESP serve não para os dias fáceis".

Depois de analisados os dados dos dias do incêndio de Pedrógão Grande, o SIRESP conclui que "não houve interrupção no funcionamento da rede SIRESP, nem houve nenhuma Estação Base que tenha ficado fora de serviço em consequência do incêndio", revela o relatório publicado esta terça-feira, 27 de Junho, através do site do Governo. 

O relatório rejeita que tenha havido qualquer falha da rede. Houve, isso sim, "situações de saturação da rede" não por falha da mesma, mas devido a uma "procura de tráfego superior à capacidade disponível."

Ver comentários
Saber mais catarina martins siresp incêndios
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio