Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mariano Rajoy espera que Portugal possa ter "um Governo estável"

O presidente do Governo de Espanha, Mariano Rajoy, disse esta segunda-feira esperar que a vitória da coligação liderada por Pedro Passos Coelho nas eleições legislativas permita a Portugal "ter um Governo estável" e "consolidar a sua recuperação".

05 de Outubro de 2015 às 14:22
  • 11
  • ...

Num telegrama enviado esta segunda-feira, 5 de Outubro, ao primeiro-ministro de Portugal, Mariano Rajoy (PP, direita no poder) felicitou Pedro Passos Coelho, a quem se dirige como "Querido primeiro-ministro, querido Pedro".

 

"Querido Primeiro-Ministro, querido Pedro (...) Os meus mais sinceros parabéns pela vitória que a coligação governamental conseguiu nas eleições gerais portuguesas de ontem, 4 de Outubro", escreve o presidente do Governo espanhol.

 

Para Rajoy, o governo liderado por Passos Coelho "teve de tomar decisões difíceis, mas, graças a essas decisões e aos esforços dos portugueses, Portugal está agora em condições de criar emprego e crescer".

 

"Por isso, os cidadãos portugueses renovaram a sua confiança, através das urnas, na coligação que diriges. Espero que tudo isto permita a Portugal, nosso grande amigo e parceiro, ter um Governo estável e consolidar a sua recuperação, o que resultará, sem dúvida, numa melhoria do nível de vida dos cidadãos portugueses", escreveu o chefe de Governo espanhol.

 

Tal como já tinha referido a sua vice-presidente, Rajoy sublinhou que "Portugal poderá contar sempre com Espanha na consecução deste objectivo".

 

O presidente do Governo espanhol e presidente do PP (no poder desde 2011) prepara-se para eleições gerais a 20 de Dezembro próximo, as primeiras legislativas em Espanha desde que o executivo teve de pedir ajuda financeira para resgatar os seus bancos.

 

A oposição do PSOE e de outros partidos chamou-lhe um resgate, à semelhança do que aconteceu em Portugal, Irlanda e Grécia, mas Rajoy e o PP dizem que se tratou de uma ajuda ao sector bancário com condições, uma vez que não houve um programa de assistência formal.

 

As sondagens em Espanha indicam que o PP segue em frente, mas mais longe da maioria absoluta de que dispõe agora, com o PSOE em segundo e o Podemos, de Pablo Iglesias em terceiro. O partido emergente Ciudadanos (centro-direita), possível aliado natural do PP, surge também a subir nas sondagens.

 

A coligação PSD/CDS-PP ganhou as eleições legislativas de domingo em Portugal, elegendo 104 deputados, mas perdeu a maioria absoluta que detinha até agora. O Partido Socialista, de António Costa, manteve-se como a segunda força política no parlamento, com 85 deputados. Ainda estão por atribuir quatro mandatos, referentes aos círculos da emigração.

Ver comentários
Saber mais Mariano Rajoy Pedro Passos Coelho Governo política eleições legislativas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio