Notícia
Sondagem: PS consegue 42% dos votos contra 26% do PSD
As intenções de voto no Bloco de Esquerda e no CDS diminuem, com os inquiridos a transferirem os seus votos para o PS e PSD, numa sondagem da Aximage.
O PS continua a crescer nas sondagens, ficando com 42% das intenções de voto na sondagem da Aximage para o Negócios e Correio da Manhã, publicada este sábado, 11 de Fevereiro.
O partido liderado por António Costa mantém assim a tendência de crescimento que verifica desde Novembro, depois de ter observado uma queda em Outubro.
Mas não é o único. O PSD também aumenta na sondagem, passando de 25,1%, em Janeiro, para 26,4%, no inquérito de Fevereiro. É a primeira vez, desde Outubro, que o partido de Pedro Passos Coelho aumenta as intenções de voto.
A descer estão as intenções de voto no Bloco de Esquerda, que conta com 8,4%, e o CDS, que passou para 5%.
A CDU voltou a crescer, conseguindo 7,9% das intenções de voto.
A maioria dos portugueses faz uma avaliação positiva de António Costa como primeiro-ministro, com 41,3% aconsiderar o desempenho tem sido melhor do que as expectativas e 46,4% considera que está a cumprir com a expectativas. Appenas 10,7% considera que o desempenho esta a ser pior.
Já como líder partidário, António Costa observou uma descida, à semelhança dos restantes líderes, com excepção para Passos Coelho, que ainda assim é o responsável com pior avaliação.
Quando questionados sobre em quem confia mais para primeiro-ministro: António Costa ou Passos Coelho, 66,1% escolhe o socialista contra 25% que preferem o líder social-democrata.
Marcelo Rebelo de Sousa continua nas boas graças dos portugueses, com 92,6% dos inquiridos a considerarem que a avaliarem como "bem" a actuação do Presidente da República.
FICHA TÉCNICA
Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel.
Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 601 entrevistas efectivas: 289 a homens e 312 a mulheres; 60 no Interior Norte Centro, 81 no Litoral Norte, 105 na Área Metropolitana do Porto, 105 no Litoral Centro, 170 na Área Metropolitana de Lisboa e 80 no Sul e Ilhas; 102 em aldeias, 161 em vilas e 338 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.
Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido nos dias 5 a 8 de Fevereiro de 2017, com uma taxa de resposta de 83,0%.
Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 601 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma "margem de erro" - a 95% - de 4,00%).
Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.