Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sócrates votou "sem autorização e sem custódia"

O ex-primeiro-ministro votou hoje em Lisboa, à mesma hora em que o fazia também o presidente da República. Quis fazer “uma curta declaração” e avisou que o dia é de “decisões muito importantes para o País”.

A carregar o vídeo ...
  • 26
  • ...

Ainda não era uma e meia da tarde quando José Sócrates chegou à mesa de voto da Rua Camilo Castelo Branco, em Lisboa. Uma chegada que seria discreta, não fosse o grande número de câmaras fotográficas e de televisão que o esperavam desde cedo, prontas a captar o momento.

A escolta policial, se a havia, foi tão discreta que nem se deu por ela. 
O ex-primeiro-ministro foi cumprimentado à entrada por alguns populares, aos quais não recusou um aperto de mão e agradeceu o "Bem haja" que lhe dedicaram. Dirigiu-se depois à sua mesa de voto, a 6.ª secção, onde aguardou na fila que votassem os cerca de meia dúzia de outros eleitores que o precederam.

Sensivelmente à mesma hora, Cavaco Silva e Maria Cavaco Silva foram também votar, disputando os directos nas televisões.José Sócrates está em prisão domiciliária e, há cerca de dez dia, teve a sua primeira grande vitória no processo crime em que é arguido, com o Tribunal da Relação a decidir pelo levantamento do segredo de justiça interno no inquérito da Operação Marquês.

Aos jornalistas, à saída do local onde votou, José Sócrates deixou recados, dizendo que falará depois das eleições. Este, agora, "é o tempo das eleições", mas prometeu: "mais tarde, depois das eleições, terei tempo para falar convosco". Já tinha dito que "terei o meu tempo para responder às vossas perguntas e terei o meu tempo para falar".

Sobre o seu acto eleitoral, Sócrates realçou ter ido votar "sem nenhuma espécie de autorização e sem custódia. Foi, portanto, um exercício livre. Exerci o direito de voto como se faz numa democracia".

Resultados e futuro deixou para mais tarde. Aliás, na sua curta intervenção, ao pé da assembleia de voto, à qual se deslocou vestido a rigor - de fato e gravata - José Sócrates, segundo se pode ver nas televisões, declarou: "há um tempo para tudo. Eu tenho tempo porque há muito aprendi a ter confiança e esperar. Este é um tempo e um dia em que o país toma decisões importantes, por isso, é preciso respeitar este tempo".

(Notícia actualizada com mais informações)



Ver comentários
Saber mais eleições José Sócrates legislativas2015
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio