Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cavaco Silva espera que Portugal se distinga de outros países com eleições em 2015

O Presidente da República, Cavaco Silva, afirmou esperar que "Portugal se distinga pela positiva" em 2015 relativamente a outros países europeus que terão eleições este ano, como a Grécia.

07 de Janeiro de 2015 às 21:29
  • 22
  • ...

"Eu espero bem que Portugal se distinga pela positiva em relação a outros países europeus que vão ter também eleições neste ano de 2015", afirmou Cavaco Silva esta quarta-feira.

 

Perante os embaixadores portugueses, de quem recebeu os cumprimentos de Ano Novo, o Presidente referiu que no "ano eleitoral de 2015" é pedido aos diplomatas nacionais um "esforço adicional", para que projectem "os aspectos positivos" do país no exterior.

 

O parlamento grego anunciou há uma semana a sua dissolução e confirmou a realização a 25 de Janeiro de eleições legislativas antecipadas, para as quais o partido de extrema-esquerda Syriza surge como favorito nas sondagens.

 

O líder do Syriza, Alexis Tsipras, afirmou no fim-de-semana que um Governo por ele dirigido negociará com os parceiros europeus "sobre uma base realista", exigindo "o perdão da maior parte da dívida, porque a dívida objectivamente não pode ser paga".

 

Num comício da formação política de esquerda que deu início à campanha eleitoral, Tsipras garantiu que o objectivo do Syriza é obter um perdão que torne sustentável a dívida, "com medidas que não prejudiquem os povos europeus, mas com mecanismos europeus".

 

O semanário alemão Der Spiegel publicou, no fim-de-semana passado, que o Governo de Angela Merkel estudava a saída da Grécia do euro, no caso de vitória eleitoral do Syriza e de abandono do programa de reformas, que já "considera inevitável".

Ver comentários
Saber mais Cavaco Silva Portugal Alexis Tsipras política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio