Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Brancos e nulos juntam-se a abstenção e superam 70% dos eleitores

O número conjunto de votos brancos e nulos cresceu face às eleições de 2009, o que aliado ao aumento da abstenção elevou para mais de dois terços o número de portugueses que não se sentem suficientemente mobilizados por nenhuma das candidaturas.

Miguel Baltazar/Negócios
26 de Maio de 2014 às 01:24
  • 5
  • ...

Estas eleições vão seguramente ficar marcadas pela vitória do PS, pela recuperação da CDU ou pela aparição retumbante do MPT de Marinho e Pinto, mas o crescimento do número conjunto dos votos em branco e nulos e dos níveis de abstenção é um dos vitoriosos das eleições para o Parlamento Europeu realizadas em Portugal neste domingo.

 

Se a abstenção de 66,2% é a mais alta de sempre, os 4,41% de votos em branco e os 3,06% de votos nulos também colhem a sua quota-parte no aparentemente crescente afastamento, em primeira instância, dos eleitores face aos actos eleitorais e, num segundo plano, face ao fenómeno político em geral.

 

Quando falta somente uma freguesia por apurar, os votos em branco descem ligeiramente de 4,63% em 2009 para 4,41% deste domingo, uma descida compensada pela subida dos votos nulos de 2% em 2009 para 3,06%.

Ver comentários
Saber mais votos brancos votos nulos abstenção
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio