Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trump está a avaliar introdução de tarifas sobre as importações

Reince Preibus, o próximo chefe de gabinete da Casa Branca, terá dito que uma das hipóteses em cima da mesa é a introdução de uma tarifa de 5% sobre as importações, avança a CNN.

DR
22 de Dezembro de 2016 às 10:03
  • ...

A equipa de transição de Donald Trump está a estudar a possibilidade de impor tarifas sobre as importações estrangeiras, para impulsionar a produção do país, avança a CNN esta quinta-feira, 22 de Dezembro.

A iniciativa que está a ser analisada pelo presidente eleito vai ao encontro do tema da sua campanha – "a América primeiro" – mas já está a fazer soar os alarmes entre os interesses empresariais e a facção republicana pró-comércio.

De acordo com a CNN, que cita fontes próximas de Washington, Reince Preibus, o próximo chefe de gabinete da Casa Branca, terá dito que uma das hipóteses em cima da mesa é a introdução de uma tarifa de 5% sobre as importações.

Segundo as mesmas fontes, a reacção à proposta foi de forte oposição. Priebus terá sido alertado de que essa imposição poderia desencadear guerras comerciais e penalizar os esforços da nova administração para impulsionar o crescimento económico.

À CNN, uma organização da comunidade empresarial, disse estar preocupada com a perspectiva de imposição de tarifas sobre as importações que, a seu ver, passarão uma factura pesada aos consumidores e à indústria.
 

"Essa taxa de 100 mil milhões de dólares para os consumidores e para a indústria dos Estados Unidos imporia pesados custos à economia, especialmente ao sector manufactureiro e aos trabalhadores norte-americanos, com repercussões políticas altamente negativas", refere a organização.

Os travões no livre comércio foram um elemento central da campanha de Donald Trump, que prometeu rasgar o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA, na sigla inglesa) com o México e o Canadá, e chegou a ameaçar retirar os Estados Unidos da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Trump também prometeu adoptar uma linha mais dura contra outros parceiros comerciais internacionais, falando quase sempre de forma dura da China, mas muitas vezes incluindo aliados tradicionais dos EUA, como o Japão. 

Ver comentários
Saber mais Donald Trump América Washington Reince Preibus Casa Branca Estados Unidos tarifas importações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio