Notícia
MS Group abre hotel de cinco estrelas no mosteiro da rainha Santa Mafalda
O grupo portuense de Pedro Mesquita de Sousa, que tem hotéis no Porto, Lisboa, Braga e Aveiro, prevê abrir o MS Collection Mosteiro de Arouca no início da primavera, após um investimento de cerca de 10 milhões de euros.
A rainha Mafalda Sanches (1195-1256), filha de D. Sancho I e neta de D. Afonso Henriques, casou-se com Henrique I de Castela, mas o matrimónio acabou por ser anulado por nunca ter sido consumado, devido à morte precoce do jovem rei e pela existência de graus de parentesco próximos.
Fundado no século XII pela Ordem de Cister, o Mosteiro de Arouca tem agora a sua ala sul transformada num hotel de cinco estrelas.
Quatro anos depois de ter ganhado a concessão por 50 anos da gestão e exploração do edifício, no âmbito do programa Revive, o MS Group acaba de anunciar a abertura do MS Collection Mosteiro de Arouca "no início da primavera".
"Representando um investimento de cerca de 10 milhões de euros", neste "espaço de oração, retiro e memória, nasce um hotel de cinco estrelas com 53 quartos, restaurante, bares, spa e uma piscina exterior, inserida num jardim de dois hectares", realça o MS Group, em comunicado.
Nascido há mais de duas décadas na construção civil, o MS Group tem uma costela de promotora imobiliária e até está a investir no padel, mas é sobretudo no segmento da hotelaria que o grupo tem vindo, nos últimos anos, a fazer as suas grandes apostas.
Sediado no Porto, foi na Invicta e em Braga que o grupo de Pedro Mesquita de Sousa começou a construir o seu grupo hoteleiro, com a abertura, em 2019, nos centros históricos de ambas as cidades, dos primeiros Moon & Sun, marca sob a qual opera na categoria de quatro estrelas, e que aterrou também Lisboa há perto de um ano.
Entretanto, o coração da chamada "Veneza portuguesa" foi escolhido para debutar a sua nova insígnia, MS Collection, que marcou a entrada do MS Group no segmento de cinco estrelas.
Aberto em 2023, o MS Collection Aveiro tem 39 quartos e nasceu da recuperação do Palacete de Valdemouro, edifício histórico do século XVIII onde viveu a família de Eça de Queiroz, que se tornou inspiração para a decoração do hotel.
"A expansão também está no horizonte, com a inauguração do Moon & Sun Funchal prevista para o inverno de 2025, além de um projeto em fase de estudo para uma propriedade do MS Group no Alentejo", sinaliza o grupo.
De resto, "o grupo mantém-se atento a oportunidades estratégicas, seja através da aquisição de novas propriedades, contratos de arrendamento ou gestão de unidades".
O MS Group garante que encerrou o último ano "com um balanço extremamente positivo", adiantando que, em relação aos mercados estratégicos, "o norte-americano destacou-se como um dos mais dinâmicos em 2024, com um crescente interesse dos viajantes dos EUA por Portugal".
"Paralelamente, os mercados tradicionais — espanhol, francês e inglês — continuaram a demonstrar um desempenho robusto, contribuindo significativamente para os resultados do grupo", remata, sem revelar números relativos à performance do MS Group em 2024.