Notícia
PSD sobre Novo Banco: "Não contem connosco para aventuras ruinosas"
Falando sobre o Novo Banco, o deputado Marco António Costa fala na "desastrosa" nacionalização do BPN e disse ao Governo e aos partidos de esquerda que não quer "repetir os erros que cometeram no passado".
"Não contem connosco para aventuras ruinosas, para repetir erros que cometeram no passado". A afirmação partiu, no Parlamento, do deputado social-democrata Marco António Costa esta quinta-feira, 12 de Janeiro, e foi dirigida ao Governo do PS e aos partidos de esquerda que o sustentam, BE, PCP e PEV.
O PSD regressa ao tema Novo Banco pegando noutros temas da banca, nomeadamente o BPN, cuja nacionalização decorreu em 2008. "[A nacionalização] promovida pelo Governo socialista de então foi desastrosa", disse o vice-presidente social-democrata.
O outro exemplo usado por Marco António Costa foi a Caixa Geral de Depósitos, em que a condução feita pelo Governo foi considerada, igualmente, "de desastrosa".
"Hoje começa a ficar claro que o Governo de esquerda e a maioria elegeram o sistema financeiro como instrumento de combate político, para tentar diminuir os resultados alcançados pelo Governo PSD e CDS e para procurar arranjar em antecipação uma justificação [para problemas futuros]", continuou o deputado social-democrata.
Na sua intervenção, Marco António Costa criticou ainda a "forma quase pública como responsáveis [do Governo e da bancada parlamentar socialista]" fizeram declarações sobre a alienação do Novo Banco, ainda que não dando exemplos.
O deputado do PSD aproveitou para comentar o leilão de dívida pública realizada esta quarta-feira, com os juros mais altos desde a saída da troika. "Há um ano, o Governo ainda gozava da boa reputação nos mercados deixada pelo Governo PSD e CDS. A circunstância evidencia que o Governo não é capaz de gerar confiança nos mercados".
O Novo Banco está em processo de venda com o Banco de Portugal e o Governo em negociações com os fundos de investimento Lone Star e Apollo/Centerbridge mas o tema da nacionalização tem vindo a ganhar adeptos não só à esquerda como também à direita. O PSD, o BE e o PCP quiseram alterar a agenda do dia do plenário desta quinta-feira e trouxeram o assunto Novo Banco para o debate.